REENCANTAMENTO DAS PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS

pensar, sentir e querer um currículo utópico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.66941

Palabras clave:

Reencantamento do mundo, Rudolf Steiner, Pensar, sentir y querer

Resumen

Neste trabalho o nosso objetivo é demonstrar que o pensamento do filósofo Rudolf Steiner pode ser utilizado, por seus princípios metodológicos, como instrumentos potentes para o reencantamento da prática pedagógica e para a construção de um currículo utópico. Nosso argumento consiste em defender que o professor-estudante deve atuar em sua prática pedagógica, na relação educador-educando, levando em consideração pensar, sentir e querer dos educandos e de si, reencantando seu processo educativo, contribuindo para a construção de um currículo utópico . Concluiu-se que a experiencia vivida como educador proporciona fundamentos para enfrentar os dilemas causados pela modernidade racional-desencantada, que considera o ser humano apenas do ponto de vista racional-cognitivo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Yuri Rodrigues Cunha, Universidad Estatal de São Paulo, Brasil.

Doctor en Ciencias Sociales por la Universidad Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Citas

APPLE, Michael. Educação e poder. 2ª Ed. Trad. Maria Cristina Monteiro. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BACH Jr., Jonas. Fenomenologia de Goethe e Educação: a filosofia da educação de Steiner. Curitiba: Lohengrin, 2019.

CUNHA, Yuri Rodrigues da. Ciência espiritual e pensamento antroposófico goethianístico: um saber decolonial e emancipatório. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 1, p. 99–114, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i1.6544. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6544. Acesso em: 4 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6544

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 42ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 56ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.

LARROSA, Jose. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Trad. Alfredo Veiga. 4ª Ed. Belo Horizonte: autêntica, 2003.

MOCELLIM, Alan Delezari. Ciência, Técnica e Reencantamento do Mundo. 2014. 243 p. Tese (Doutorado em Sociologia) – Faculdade de Filosofia, Ciências, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

MOCELLIM, Alan Delezari. O reencantamento do mundo como crise paradigmática. ANPOCS, 2016.

MORIN, Edgar. Para além do iluminismo. Famecos. n. 26, p. 24 – 28, 2005. Porto Alegre. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4955/495550182003.pdf. Acesso em: 4 mar. 2023.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Trad. Eliane Lisboa. Porto Alegre: Sulina, 2005b.

SGARBI, Paulo. Artigo 5. Para uma epistemomagia do cotidiano. P. 1 – P. 19 In: SGARBI, Paulo. Avaliação pensadassentida a partir de uma epistemomagia do cotidiano. 2005. 381p. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

STEINER, Rudolf. Teosofia: introdução ao conhecimento suprassensível do mundo e do destino humano. Trad. Daniel Brilhante de Brito. 4. ed. São Paulo: Antroposófica, 1994.

STEINER, Rudolf. O método cognitivo de Goethe: linhas básicas para uma gnosiologia da cosmovisão goetheana. Trad. Bruno Callegaro e Jacira Cardoso. São Paulo: Antroposófica, 2004.

STEINER, Rudolf. Os pontos centrais da questão social: aspectos econômicos, político-jurídicos e espirituais da vida em sociedade. Trad. Jacira Cardoso e Marco Bertalot-Bay. São Paulo: Antroposófica, 2011.

STEINER, Rudolf. O estudo geral do homem: uma base para a pedagógica. Trad. Rudolf Lanz, Jacira Cardoso. 6. ed. São Paulo: Antroposófica, 2018.

STEINER, Rudolf. Fundamentos da arte de educar: valores anímicos-espirituais na Educação e na vida social. 2ª ed. Trad. Paula Toschi Dassie. São Paulo: FEWB, 2018b.

WEBER, Max. Ciência e Política: duas vocações. Trad. Leonidas Hegenberg e Octany Silveira da Mota. 14ª Ed. São Paulo: Cultrix, 2007.

Publicado

2023-10-06

Cómo citar

CUNHA, Y. R. REENCANTAMENTO DAS PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS: pensar, sentir e querer um currículo utópico. Revista Espacio del Curriculum, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 1–12, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i3.66941. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/66941. Acesso em: 18 dic. 2024.