Musicalizando o currículo: uma proposta de ensino e aprendizagem da matemática
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v3i1.9098Resumen
Os Parâmetros Curriculares Nacionais deveriam de alguma forma, ter repercutido na construção de projetos e programas nas escolas. Por outro lado, uma das questões apontadas hoje se relaciona com as dificuldades dos professores para concretizar, em sala de aula, as renovações do conteúdo e as inovações pedagógicas que são produzidas em diferentes instâncias dos sistemas educativos. Neste artigo apresento minha pesquisa de mestrado em andamento que propõe desenvolver uma abordagem didática utilizando a música na aprendizagem da Matemática, em composição de paródias, criadas por alunos do Ensino Médio. A pesquisa tem como enfoque os conteúdos de probabilidade, números complexos, circunferência e polinômios. A coleta dos dados se deu em sala de aula, final de 2008. Os métodos utilizados foram questionários, entrevistas semi-estruturadas e uma lista de exercícios sobre os conteúdos trabalhados. Resultados do Questionário I mostram que a maioria dos alunos prefere a aula de Matemática na exposição dos conteúdos. Quanto aos conteúdos, os alunos acreditam que têm importância para a vida, e as dificuldades encontradas nos mesmos são consideradas normais. Quanto à paródia Estudando os Polinômios, o grupo de alunos mostrou compreensão sobre os conceitos nele trabalhados.Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Al enviar un artículo a la Revista Espacial Curricular (REC) y tenerlo aprobado, los autores acuerdan asignar, sin remuneración, los siguientes derechos a la Revista Espacial Curricular: derechos de primera publicación y permiso para que REC redistribuya este artículo. artículo y sus metadatos a los servicios de indexación y referencia que sus editores consideren apropiados.