Musicalizando o currículo: uma proposta de ensino e aprendizagem da matemática

Autores/as

  • Valdir de Sousa Cavalcanti
  • Abigail Fregni Lins

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v3i1.9098

Resumen

Os Parâmetros Curriculares Nacionais deveriam de alguma forma, ter repercutido na construção de projetos e programas nas escolas. Por outro lado, uma das questões apontadas hoje se relaciona com as dificuldades dos professores para concretizar, em sala de aula, as renovações do conteúdo e as inovações pedagógicas que são produzidas em diferentes instâncias dos sistemas educativos. Neste artigo apresento minha pesquisa de mestrado em andamento que propõe desenvolver uma abordagem didática utilizando a música na aprendizagem da Matemática, em composição de paródias, criadas por alunos do Ensino Médio. A pesquisa tem como enfoque os conteúdos de probabilidade, números complexos, circunferência e polinômios. A coleta dos dados se deu em sala de aula, final de 2008. Os métodos utilizados foram questionários, entrevistas semi-estruturadas e uma lista de exercícios sobre os conteúdos trabalhados. Resultados do Questionário I mostram que a maioria dos alunos prefere a aula de Matemática na exposição dos conteúdos. Quanto aos conteúdos, os alunos acreditam que têm importância para a vida, e as dificuldades encontradas nos mesmos são consideradas normais. Quanto à paródia Estudando os Polinômios, o grupo de alunos mostrou compreensão sobre os conceitos nele trabalhados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2009-03-01

Cómo citar

CAVALCANTI , V. de S. .; LINS , A. . F. . Musicalizando o currículo: uma proposta de ensino e aprendizagem da matemática. Revista Espacio del Curriculum, [S. l.], v. 3, n. 1, 2009. DOI: 10.15687/rec.v3i1.9098. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/9098. Acesso em: 4 dic. 2024.