A diversidade cultural na cidade de Palmas, TO: análise do discurso docente

Autores/as

  • José Wilson Rodrigues de Melo

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v3i1.9103

Resumen

O artigo consta de uma aproximação empírica à realidade educacional atinente à multiculturalidade da cidade de Palmas-TO. O desenho da pesquisa contemplou uma abordagem metodológica qualitativa. A problemática investigada teve como objeto de estudo a valorização da diversidade cultural na escola pública estadual na cidade de Palmas a partir do discurso docente. Os delineamentos da investigação contemplaram o cenário da pesquisa, o instrumento de coleta de dados: entrevista semi- estruturada, o trabalho de campo, a sistematização e a análise de dados: análise de conteúdo. Construímos uma análise do discurso docente. A nosso ver, pelo menos em discurso, observamos ser assegurada essa valorização, mas sem eco na prática pedagógica. Compreendemos, a partir do discurso docente, haver uma necessidade de formação inicial e continuada em torno do estudo do currículo como elemento teórico- metodológico da prática de ensino. Outro ponto analisou o discurso docente frente à proposição das políticas educacionais atinentes à diversidade cultural. Enquanto política, a administração educacional deve proporcionar a formação continuada de professores/professoras para melhor lidar com a diversidade. Esta ponte articula o projeto de sociedade e a feitura dessa via cotidiano escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2009-03-01

Cómo citar

DE MELO , J. W. . R. . A diversidade cultural na cidade de Palmas, TO: análise do discurso docente. Revista Espacio del Curriculum, [S. l.], v. 3, n. 1, 2009. DOI: 10.15687/rec.v3i1.9103. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/9103. Acesso em: 17 jul. 2024.