Currículo médico e o novo projeto político-pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v3i2.9278Resumen
RESUMO: Neste ensaio aborda-se o ensino médico e a recente implantação do novo Projeto Pedagógico do Curso de Medicina (PPC) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em que se pretende que os alunos passem a ter uma visão holística, valorizando as ações de promoção e prevenção, tanto quanto as de recuperação e de reabilitação. Esse objetivo é um dos principais desafios da reforma da educação médica, tradicionalmente centrado no professor e ambientada predominantemente no hospital. Sendo a prática médica e de outros cursos da área da saúde uma área de atuação principalmente relacionada ao ser humano que está enfermo, a nova prática em ambientes fora dos hospitais deve promover a formação do estudante nos reais cenários de sua atuação futura. As metodologias problematizadoras, a partir de situações da prática médica, em que o estudante busca ativamente as informações necessárias para a compreensão e a solução de problemas, deve ser incluída no currículo médico. Por outro lado, é preciso dar uma atenção especial à formação humanística e ao desenvolvimento de atitudes no currículo médico.Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Al enviar un artículo a la Revista Espacial Curricular (REC) y tenerlo aprobado, los autores acuerdan asignar, sin remuneración, los siguientes derechos a la Revista Espacial Curricular: derechos de primera publicación y permiso para que REC redistribuya este artículo. artículo y sus metadatos a los servicios de indexación y referencia que sus editores consideren apropiados.