O CURSO DE PEDAGOGIA E AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES: ANÁLISE CRÍTICA DE UM CURRÍCULO ESCRITO

Autores/as

  • Antonio Pereira uneb

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v7i2.19043

Resumen

O texto descreve uma análise do currículo escrito do curso de pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, fruto de um processo (des)contínuo de reformulação curricular, buscando explicitar as contradições e possibilidades desse documento a partir dos elementos constitutivos que organizam o currículo, como os eixos temáticos, a concepção formativa, o perfil profissiográfico que se deseja para o/a pedagogo/a, os princípios educativos e a matriz curricular. Nesse percurso, busca-se conceituar currículo escrito e praticado, bem como revisar, resumidamente, o contexto social das reformas neoliberais e seus reflexos na educação, particularmente no curso de pedagogia, quando da imposição de uma reformulação para flexibilizá-lo, imposição essa verificada nas novas legislações educacionais, como a LDBN 9394/96 e as Diretrizes Curriculares de Pedagogia, Resolução CNE/CP 01/2006.

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Biografía del autor/a

Antonio Pereira, uneb

doutor em educação, universidade federal da bahia, prof. da UNEB, lider do grupo de pesquisa em educação social, curriculo e formação do educador

Publicado

2015-03-25

Cómo citar

PEREIRA, A. O CURSO DE PEDAGOGIA E AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES: ANÁLISE CRÍTICA DE UM CURRÍCULO ESCRITO. Revista Espacio del Curriculum, [S. l.], v. 7, n. 2, 2015. DOI: 10.15687/rec.v7i2.19043. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/rec.v7i2.19043. Acesso em: 11 may. 2024.