Competências da Função de Controller em Hotéis de Grande Porte da Região Metropolitana do Recife

Autores

  • Antônio André Cunha Callado
  • Tânia Nobre Gonçalves Ferreira Amorim

Palavras-chave:

Controladoria, Competências do Controller, Isomorfismo Mimético

Resumo

Objetivo: Analisar a presença de isomorfismo mimético em competências associadas à função de controller, em hotéis de grande porte localizados na Região Metropolitana do Recife (RMR), Pernambuco, Brasil, membros da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Pernambuco-ABIHPE).

Fundamento: A Teoria Institucional aborda a contextualização de fluxos e intercâmbios entre processos e procedimentos em distintas organizações, pregando que são decorrentes de crenças e normas compartilhadas, quando as organizações se modelam entre si. As competências estão sendo muito estudadas porque têm reflexos diretos e indiretos sobre o desempenho organizacional e dos profissionais.

Método: A pesquisa considerou 61 competências associadas à função de controller distribuídas em três categorias (técnicas, de negócios e sociais). Foram considerados dois grupos distintos de variáveis: competências referentes à função de controller e fatores de agrupamento em três aspectos distintos: a) categoria dos hotéis ou estrelas; b) pertencer ou não a um grupo empresarial; c) possuir ou não o cargo de controller. Usou-se questionário específico como base para entrevista estruturada presencial.

Resultados: Foi utilizado o Teste de Mann-Whitney U e os resultados demonstraram evidências significativas de isomorfismo mimético entre os hotéis analisados, pois as competências dos controllers são bastante semelhantes entre si nas três categorias analisadas.

Contribuições:  O papel do controller é multidisciplinar e muito importante nas organizações atuais, em especial no setor hoteleiro, que precisa atender a detalhes e alta qualidade nos serviços prestados. Conhecer as competências que estão sendo requeridas para este profissional contribui para mais conhecimento da área na gestão organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio André Cunha Callado

Professor Associado IV do Departamento de Administração da UFRPE na área de Finanças e Contabilidade.

Tânia Nobre Gonçalves Ferreira Amorim

Professora Adjunta III do Departamento de Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Publicado

2017-04-28

Como Citar

Callado, A. A. C., & Amorim, T. N. G. F. (2017). Competências da Função de Controller em Hotéis de Grande Porte da Região Metropolitana do Recife. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 5(2), 57–73. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/28721

Edição

Seção

Seção Nacional