Normas Internacionais de Educação Contábil propostas pelo International Accounting Education Standards Board
Palavras-chave:
International Accounting Education Standards Board, Normas Internacionais de Educação Contábil, Internacionalização do ensino contábil, IAESB, IESResumo
Objetivo: Investigar, sob a ótica dos profissionais, pesquisadores e professores de contabilidade, como as Normas Internacionais de Educação propostas pelo IAESB podem influenciar o ambiente nacional de educação contábil.
Fundamento: O resultado de uma internacionalização dos padrões de educação voltados para o ensino contábil, pode gerar diversos impactos na formação e atuação dos contadores nos mais diversos territórios, como alterações nas diretrizes curriculares, melhorias nas habilidades interpessoais, e ainda, mudanças nos requisitos de entrada nos cursos, de experiência prática e desenvolvimento profissional contínuo.
Método: Realizou-se uma pesquisa de cunho descritivo, com procedimento de pesquisa de levantamento, realizado por meio de um instrumento utilizado ora como questionário, ora como roteiro de entrevista estruturada, elaborado com base na literatura e no Handbook of International Education Pronouncements do IAESB. Trata-se de um estudo qualitativo com a utilização da técnica de triangulação de dados.
Resultados: A partir da análise documental, descreve-se as especificidades de cada uma das IES, bem como, constata-se sua abordagem principle based standards, possibilitando que cada jurisdição adapte as IES as suas particularidades regionais. Por meio da análise da perspectiva dos participantes, observou-se maior similaridade nas concepções referentes às IES 2, IES 3, IES 6 e IES 7, em contrapartida, os posicionamentos frente as IES 1, IES 4 e IES 5, apresentaram-se heterogêneas.
Contribuições: Ao relacionar as Normas Internacionais de Educação Contábil frente às influências identificadas na perspectiva dos investigados, constatou-se possíveis influências de cada uma das IES no ambiente nacional de educação contábil, delineando-se contribuições em três perspectivas distintas: teórica, prática e social.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na RECFin concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais;
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.