Normas Internacionais de Educação Contábil propostas pelo International Accounting Education Standards Board

  • Fellipe André Jacomossi Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Vania Tanira Biavatti Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
Palavras-chave: International Accounting Education Standards Board, Normas Internacionais de Educação Contábil, Internacionalização do ensino contábil, IAESB, IES

Resumo

Objetivo: Investigar, sob a ótica dos profissionais, pesquisadores e professores de contabilidade, como as Normas Internacionais de Educação propostas pelo IAESB podem influenciar o ambiente nacional de educação contábil.Fundamento: O resultado de uma internacionalização dos padrões de educação voltados para o ensino contábil, pode gerar diversos impactos na formação e atuação dos contadores nos mais diversos territórios, como alterações nas diretrizes curriculares, melhorias nas habilidades interpessoais, e ainda, mudanças nos requisitos de entrada nos cursos, de experiência prática e desenvolvimento profissional contínuo.Método: Realizou-se uma pesquisa de cunho descritivo, com procedimento de pesquisa de levantamento, realizado por meio de um instrumento utilizado ora como questionário, ora como roteiro de entrevista estruturada, elaborado com base na literatura e no Handbook of International Education Pronouncements do IAESB. Trata-se de um estudo qualitativo com a utilização da técnica de triangulação de dados.Resultados: A partir da análise documental, descreve-se as especificidades de cada uma das IES, bem como, constata-se sua abordagem principle based standards, possibilitando que cada jurisdição adapte as IES as suas particularidades regionais. Por meio da análise da perspectiva dos participantes, observou-se maior similaridade nas concepções referentes às IES 2, IES 3, IES 6 e IES 7, em contrapartida, os posicionamentos frente as IES 1, IES 4 e IES 5, apresentaram-se heterogêneas. Contribuições: Ao relacionar as Normas Internacionais de Educação Contábil frente às influências identificadas na perspectiva dos investigados, constatou-se possíveis influências de cada uma das IES no ambiente nacional de educação contábil, delineando-se contribuições em três perspectivas distintas: teórica, prática e social.

Biografia do Autor

Fellipe André Jacomossi, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau – FURBMestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau – FURB
Vania Tanira Biavatti, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Publicado
2017-08-30
Seção
Seção Nacional