PASSOS E IMPASSES NA INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS AUTISTAS E PSICÓTICAS: DA INCERTEZA DE SABER, A FIGURA DO PROFESSOR E O OLHAR PARA O SUJEITO

Autores

  • Andressa Mattos Salgado UFRN

Resumo

O movimento da educação inclusiva signi­fica mudanças de paradigmas educacionais. Essa afirmativa quer dizer que: estudar, entender e praticar a inclusão escolar significa repensar concepções até então cristalizadas e intocáveis, é preciso repensar os conceitos que fundamentam as práticas educativas a fim de poder lançar novo olhar sobre a escola, o professor e o aluno. As crianças que sofrem de transtornos psíquicos graves estão inseridas na categoria DGD - Distúrbios Globais do Desenvolvimento, e para a Psicanálise, fazem parte da categoria que compõe o diagnóstico de autismo ou psicose. Elas apresentam dificuldades na circulação social oriundas das suas diferentes formas de se relacionar com o outro. A acolhida dessas crianças e da sua singular forma de ser e estar no mundo exige da escola diversos ajustes. Este artigo intenta fazer uma revisão bibliográfica entre os pesquisadores de filiação psicanalista que defendem que a educação inclusiva envolve uma gama de fatores relacionados aos aspectos históricos, políticos, culturais que devem ser cuidadosamente considerados. Objetiva-se com esta discussão, fazer uma crítica ao ideário preconizado por alguns, da inclusão “a qualquer custo”. Esta crítica justifica-se no pressuposto de que, no processo de inclusão da criança autista ou psicótica, o professor precisa sustentar sua função de produzir enlace, em acréscimo a sua função pedagógica. Conclui-se que a ideia de que deve haver o movimento de incluir crianças com autismo e psicose na escola regular, deve acontecer sob a condição de que sejam analisadas as possibilidades reais de cada criança e de cada escola. Ao tomar conceitos da psicanálise para pensar a figura do professor e a constituição do sujeito, conclui-se também que é preciso fazer um resgate da figura do professor e da subjetividade de ambos os sujeitos em questões, o professor e o aluno.

Palavras-chave: Inclusão escolar. Autismo. Psicose. Psicanálise. Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Mattos Salgado, UFRN

Pedagoga, Mestre em Educação.

Referências

REFERÊNCIAS

ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2000.

BASTOS, M. B.; KUPFER, M. C. A escuta de professores no trabalho de inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas. Estilos da clínica/Instituto de psicologia, Universidade de São Paulo, v. 15, n. 1. jan./jun. 2010.

CALLIGARIS, C. Três conselhos para a educação das crianças: educa-se uma criança? Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1994.

FREUD, S. (1914) A história do movimento psicanalítico. In: _____. Standard Brasileira das obras completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

______. (1914) Sobre o narcisismo: uma introdução. In: _____. Standard Brasileira das obras completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

______. (1938-1940) Esboço de Psicanálise. In: _____. Standard brasileira das obras completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

______. (1929) Mal-estar na civilização. In: _____. Standard Brasileira das obras completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

JERUSALINSKY, A. N. Psicose e autismo na infância. Uma questão de linguagem. Boletim da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, n. 9, 1993.

______. Psicanálise e desenvolvimento infantil. 2. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

______. Psicanálise do autismo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.

______. O outro do pedagogo. Ou seja, a importância do trauma na educação. Rev. da Associação Psicanalista de Porto Alegre/Associação Psicanalítica de Porto Alegre, n.16, 1999.

KUPFER, M. C. M. Freud e a educação: o mestre do impossível. São Paulo: Scipione, 1989.

______. Educação para o futuro: psicanálise e educação. São Paulo. Escuta, 2001.

______. Freud e a educação dez anos depois. Rev. da Associação Psicanalista de Porto Alegre / Associação Psicanalítica de Porto Alegre, n.16, 1999.

______. Por uma vara de vidoeiro simbólica. In: AQUINO, J. G. (Org.). Autoridade e autonomia na escola: alternativas e práticas. São Paulo, 1999, p. 71-84.

LACAN, J. O estádio do espelho como formador da função do eu tal como nos é revelada a experiência psicanalítica. In: ______. Escritos. Tradução V. Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1998. p. 96-103.

______. O Seminário. Livro 5. As psicoses. Tradução A. Menezes. Rio de Janeiro: Zahar, 1992.

______. O Seminário. Livro 5. As formações do inconsciente. Tradução V. Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

______. O Seminário.Livro 11. Os quatro conceitos fundamentais da Psicanálise.Tradução M. D.Magno. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.

LAJONQUIERE, L. Infância e Ilusão (Psico) pedagógica: escritos de psicanálise e educação. Petrópolis: Vozes, 1999.

______. De Piaget a Freud: para repensar as aprendizagens: a (psico) pedagogia entre o conhecimento e o saber. Petrópolis: Vozes. 2001.

______. Figuras do infantil: a psicanálise na vida cotidiana com as crianças. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

LAZNIK, M. C. Do fracasso da instauração da imagem corporal ao fracasso da instauração do circuito pulsional. In: ______. (Orgs.). O que pode a clínica do autismo ensinar aos psicanalistas. Salvador: Álgama, 1994, p. 31-48.

LOOS, H.; SANT’ANNA. Reflexões sobre pesquisa em educação: a atitude do pesquisador como base da convergência teórica entre Piaget e Vygotsky. In: RAMOS, C. E.; FRANKLYN, K. (Orgs.). Fundamentos da educação: os diversos olhares do educar. [S.l.]: Juruá, 2010.

MANONNI, M. Educação Impossível. Tradução A. Cabral. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.

SANT’ANNA, S. R.; LOOS, H.; CEBULSKY, M. C. Afetividade, cognição e educação: ensaio acerca da demarcação de fronteiras entre os conceitos e a dificuldade de ser do homem. Educar em Revista, n. 36, p.109-124, 2010.

STOLZMANN; RICKENS.Do dom de transmitir à transmissão de um dom. Rev. da Associação Psicanalítica, Porto Alegre, n.16, 1999.

VOLTOLINI, R. Do contrato pedagógico ao ato analítico: contribuições à discussão da questão do mal-estar na educação. Revista sobre a infância com problemas, São Paulo, n.6, 2001.

______. Do contrato pedagógico ao ato analítico: contribuições à discussão da questão do mal-estar na educação. In: Estilo da clínica. Revista sobre a infância com problemas. São Paulo, Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida, IPUSP, n.6, 2001.

______. Psicanalisar e educar ou psicanálise e educação? In: NINA LEITE; FLÁVIA TROCOLI. (Org.). Um retorno a Freud. Campinas: Mercado das Letras, 2008. p. 325-337.v.1.

Downloads

Publicado

2014-08-17

Como Citar

SALGADO, A. M. PASSOS E IMPASSES NA INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS AUTISTAS E PSICÓTICAS: DA INCERTEZA DE SABER, A FIGURA DO PROFESSOR E O OLHAR PARA O SUJEITO. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 67–87, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/20219. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO