PASSOS E IMPASSES NA INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS AUTISTAS E PSICÓTICAS: DA INCERTEZA DE SABER, A FIGURA DO PROFESSOR E O OLHAR PARA O SUJEITO

Authors

  • Andressa Mattos Salgado UFRN

Abstract

O movimento da educação inclusiva signi­fica mudanças de paradigmas educacionais. Essa afirmativa quer dizer que: estudar, entender e praticar a inclusão escolar significa repensar concepções até então cristalizadas e intocáveis, é preciso repensar os conceitos que fundamentam as práticas educativas a fim de poder lançar novo olhar sobre a escola, o professor e o aluno. As crianças que sofrem de transtornos psíquicos graves estão inseridas na categoria DGD - Distúrbios Globais do Desenvolvimento, e para a Psicanálise, fazem parte da categoria que compõe o diagnóstico de autismo ou psicose. Elas apresentam dificuldades na circulação social oriundas das suas diferentes formas de se relacionar com o outro. A acolhida dessas crianças e da sua singular forma de ser e estar no mundo exige da escola diversos ajustes. Este artigo intenta fazer uma revisão bibliográfica entre os pesquisadores de filiação psicanalista que defendem que a educação inclusiva envolve uma gama de fatores relacionados aos aspectos históricos, políticos, culturais que devem ser cuidadosamente considerados. Objetiva-se com esta discussão, fazer uma crítica ao ideário preconizado por alguns, da inclusão “a qualquer custo”. Esta crítica justifica-se no pressuposto de que, no processo de inclusão da criança autista ou psicótica, o professor precisa sustentar sua função de produzir enlace, em acréscimo a sua função pedagógica. Conclui-se que a ideia de que deve haver o movimento de incluir crianças com autismo e psicose na escola regular, deve acontecer sob a condição de que sejam analisadas as possibilidades reais de cada criança e de cada escola. Ao tomar conceitos da psicanálise para pensar a figura do professor e a constituição do sujeito, conclui-se também que é preciso fazer um resgate da figura do professor e da subjetividade de ambos os sujeitos em questões, o professor e o aluno.

Palavras-chave: Inclusão escolar. Autismo. Psicose. Psicanálise. Educação.

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Andressa Mattos Salgado, UFRN

Pedagoga, Mestre em Educação.

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Published

2014-08-17

How to Cite

SALGADO, A. M. PASSOS E IMPASSES NA INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS AUTISTAS E PSICÓTICAS: DA INCERTEZA DE SABER, A FIGURA DO PROFESSOR E O OLHAR PARA O SUJEITO. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 67–87, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/20219. Acesso em: 22 dec. 2024.