A IDEIA DE EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO CHAVE PARA A CONSTRUÇÃO DA NACIONALIDADE BRASILEIRA E A INSTAURAÇÃO DOS GRUPOS ESCOLARES NO BRASIL

Autores

  • Vivia Melo Silva UFPB

Resumo

O presente artigo é originário de pesquisas desenvolvidas no interior da disciplina Educação Brasileira, componente curricular do curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/CE/UFPB), durante o período letivo 2008.1. Tem como objetivo, assinalar a relação entre a ideia de educação apresentada por intelectuais, no final do Império para a República, com a implantação de uma nova organização do ensino no Brasil: as escolas graduadas ou grupos escolares. Para esta discussão, retomamos as ideias de Manoel Bomfim, Rui Barbosa e Benjamin Constant, pontuando a relação com as propostas lançadas à instauração e organização dos grupos escolares no Brasil.

Palavras-chave: Ideário nacional. Grupos escolares. Educação popular.

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Biografia do Autor

Vivia Melo Silva, UFPB

 

Professora do Departamento de Fundamentação da Educação do Centro de Educação da UFPB. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB), mestre pelo mesmo programa (2009) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande (2007).

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Publicado

2014-08-17

Como Citar

SILVA, V. M. A IDEIA DE EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO CHAVE PARA A CONSTRUÇÃO DA NACIONALIDADE BRASILEIRA E A INSTAURAÇÃO DOS GRUPOS ESCOLARES NO BRASIL. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 177–186, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/20227. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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