ENTRE A EDUCAÇÃO E A COMUNICAÇÃO: O DISCURSO ESCOLAR A RESPEITO DO USO DA TV COMO RECURSO PEDAGÓGICO
Resumo
O presente artigo originou-se do projeto de tese do autor, e sua finalidade primeira é de discutir sobre a relação entre a televisão (como signo comunicativo que representa) e a escola (principal representante do campo educacional), através do discurso manifestado no próprio ambiente escolar pelos profissionais da área educacional (professores e demais membros da gestão escolar). Apesar de ser considerado um grande ícone da comunicação, a televisão parece manter uma relação instável com a área da educação, quando enfrenta séria resistência em ser aceita por parte de professores e dos demais profissionais dessa área, no que tange à sua inserção no meio escolar propriamente dito. Devido a isso, este artigo procura refletir sobre quais convicções profissionais e filosóficas são manifestadas no próprio ambiente formal escolar por parte dos profissionais que estão diretamente envolvidos na educação a respeito do uso (ou não) da TV como ferramenta pedagógica. Para que tal objetivo possa ser atingido, o artigo propõe-se a dialogar com a teoria do discurso trabalhada por Mikhail Bakhtin, como forma de se compreender o que está em jogo no aparente choque de interesses (ou de discursos) entre a televisão e a educação escolar.
Palavras-chave: Televisão. Escola. Discurso. Professores.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986.
BOURDIEU, Pierre. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Tradução Reynaldo Bairão. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.
BRAIT, Beth. Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2012.
CAMARGO, Luiz Octavio de Lima. Educação para o lazer. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2001.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e diálogo: as ideias lingüísticas do circulo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2009.
GUIMARÃES, Gláucia. TV e escola: discursos em confronto? São Paulo: Cortez, 2001.
MANGUENAU, Dominique. Discurso, enunciado, texto. São Paulo: [s.n.], 2006.
PONTE FILHO, Marcos Henrique Linhares. A imagem como brinquedo: a relação entre crianças e desenhos animados à luz da divisão de gênero. 2010. 167f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
SOARES, Donizete. Educomunicação: o que é isto? Instituto Gens de Educação e Cultura, São Paulo, maio. 2006. Disponível em: . Acesso em: jul. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).