ENTRE A EDUCAÇÃO E A COMUNICAÇÃO: O DISCURSO ESCOLAR A RESPEITO DO USO DA TV COMO RECURSO PEDAGÓGICO
Abstract
O presente artigo originou-se do projeto de tese do autor, e sua finalidade primeira é de discutir sobre a relação entre a televisão (como signo comunicativo que representa) e a escola (principal representante do campo educacional), através do discurso manifestado no próprio ambiente escolar pelos profissionais da área educacional (professores e demais membros da gestão escolar). Apesar de ser considerado um grande ícone da comunicação, a televisão parece manter uma relação instável com a área da educação, quando enfrenta séria resistência em ser aceita por parte de professores e dos demais profissionais dessa área, no que tange à sua inserção no meio escolar propriamente dito. Devido a isso, este artigo procura refletir sobre quais convicções profissionais e filosóficas são manifestadas no próprio ambiente formal escolar por parte dos profissionais que estão diretamente envolvidos na educação a respeito do uso (ou não) da TV como ferramenta pedagógica. Para que tal objetivo possa ser atingido, o artigo propõe-se a dialogar com a teoria do discurso trabalhada por Mikhail Bakhtin, como forma de se compreender o que está em jogo no aparente choque de interesses (ou de discursos) entre a televisão e a educação escolar.
Palavras-chave: Televisão. Escola. Discurso. Professores.
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References
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