GEOMETRIA NO ENEM 2009-2013: A RELAÇÃO COM AS ABORDAGENS NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Ailton Carvalho Alcantara Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
  • Ivan da Silva Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
  • Joselma Ferreira Lavor de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Resumo

Nas últimas décadas, a sociedade vem vivenciando um período de mudanças profundas e aceleradas nos meios de produção e circulação de bens econômicos, de ampliação rápida do acervo e dos horizontes do conhecimento científico. Nesse cenário, a Matemática compõe o quadro das ciências que contribuem expressivamente para conquistar o conhecimento humano. Assim, o ensino dessa disciplina deve ser convergente com as demandas contemporâneas para a Educação Básica. Considerando a relevância do estudo de Geometria, sobretudo no que compreende sua relação com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), como instrumento de acesso ao Ensino Superior, surge a seguinte problemática: A forma como é abordada a Geometria no Ensino Médio favorece a resolução de problemas geométricos contemplados no ENEM? Nessa perspectiva, o presente artigo é resultado de uma pesquisa qualiquantitativa, desenvolvida numa Escola da Rede Estadual de Piripiri - PI, com discentes e docentes. Como suporte teórico, o estudo baseia-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (2000, 2002), na LDB 9.394/96, nas Diretrizes Curriculares Nacionais (1998), nas Orientações para o Ensino Médio (2008) e em autores como Fiorentini (1995), Fainguelernt (1999), entre outros. O trabalho objetivou analisar até que ponto as questões de Geometria trabalhadas na Escola favorecem a resolução da Geometria exigida no ENEM, propostas nos Exames de 2009 a 2013. Os resultados apontam pontos divergentes quanto aos conteúdos geométricos trabalhados em sala de aula em comparação com os problemas propostos no ENEM. Destaca-se, na análise do livro didático, pouca abrangência de exercícios, sobretudo, questões descontextualizadas. 

Palavras-chave: Geometria. Ensino Médio. ENEM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ailton Carvalho Alcantara, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Graduado em Matemática pelo Instituto Federal do Piauí (2014). Técnico Administrativo em Educação do Instituto Federal do Piauí. Campus Piripiri.

Ivan da Silva Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Piauí (2015).  Professor de Matemática do Instituto Federal do Piauí. Campus Piripiri.

Joselma Ferreira Lavor de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Paraíba (2015). Professora Pedagoga do Instituto Federal do Piauí. Campus Piripiri.

Referências

BOYER, C. B.. História da Matemática. Tradução Elza F. Gomide. 2. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1996.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Resolução CNE/CEB Nº. 03/98, de 26 de junho de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 1998.

BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2015 – Matemática, Brasília, DF: MEC/SEB, 2014.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Vol. 2: Brasília, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Exame Nacional do Ensino Médio: Documento Básico. Brasília, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: SAEB: Ensino Médio: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC/SEB/INEP, 2008a.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Matriz de referência para o ENEM. Brasília: INEP, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002a.

BRASIL. Ministério da Educação. Exame Nacional do Ensino Médio: Prova de Matemática e suas Tecnologias. Caderno 7- azul, p. 19-30. Brasília: INEP, 2009a. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2009/dia2_caderno7.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Exame Nacional do Ensino Médio: Prova de Matemática e suas Tecnologias. Caderno 7-azul, p. 20-30. Brasília, 2010. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2010/AZUL_Domingo_GAB.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Exame Nacional do Ensino Médio: Prova de Matemática e suas Tecnologias. Caderno 5-amarelo, p. 20-30. Brasília, 2011. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2011/05_AMARELO_GAB.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Exame Nacional do Ensino Médio: Prova de Matemática e suas Tecnologias. Caderno 5- amarelo. p. 19-30. Brasília, 2012. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2012/caderno_enem2012_dom_amarelo.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Exame Nacional do Ensino Médio: Prova de Matemática e suas Tecnologias. Caderno 5-amarelo, p. 19-31. Brasília, 2013. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2013/caderno_enem2013_dom_amarelo.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2014.

CONSTANTINO, Rosângela. O ensino da Geometria do Ambiente Cinderela. 2006. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, SC, 2006.

DANTE, Luiz Roberto. Matemática: contexto e aplicações. 2. ed. São Paulo: Ática, 2013. v.3.

FAINGUELERNT, Estela Kaufman. Educação Matemática: representação e construção em geometria. Porto Alegre: Artmed, 1999.

FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Revista Zetetiké, ano 3, n. 4, 1995.

PONTE, J.P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

VITRAC, C. B. A invenção da geometria. Scientific American-História, São Paulo, n. 3, 2006.

Downloads

Publicado

2015-12-29

Como Citar

ALCANTARA, A. C.; SOUSA, I. da S.; DE LIMA, J. F. L. GEOMETRIA NO ENEM 2009-2013: A RELAÇÃO COM AS ABORDAGENS NO ENSINO MÉDIO. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 45–64, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/21221. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO