GEOMETRIA NO ENEM 2009-2013: A RELAÇÃO COM AS ABORDAGENS NO ENSINO MÉDIO
Abstract
Nas últimas décadas, a sociedade vem vivenciando um período de mudanças profundas e aceleradas nos meios de produção e circulação de bens econômicos, de ampliação rápida do acervo e dos horizontes do conhecimento científico. Nesse cenário, a Matemática compõe o quadro das ciências que contribuem expressivamente para conquistar o conhecimento humano. Assim, o ensino dessa disciplina deve ser convergente com as demandas contemporâneas para a Educação Básica. Considerando a relevância do estudo de Geometria, sobretudo no que compreende sua relação com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), como instrumento de acesso ao Ensino Superior, surge a seguinte problemática: A forma como é abordada a Geometria no Ensino Médio favorece a resolução de problemas geométricos contemplados no ENEM? Nessa perspectiva, o presente artigo é resultado de uma pesquisa qualiquantitativa, desenvolvida numa Escola da Rede Estadual de Piripiri - PI, com discentes e docentes. Como suporte teórico, o estudo baseia-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (2000, 2002), na LDB 9.394/96, nas Diretrizes Curriculares Nacionais (1998), nas Orientações para o Ensino Médio (2008) e em autores como Fiorentini (1995), Fainguelernt (1999), entre outros. O trabalho objetivou analisar até que ponto as questões de Geometria trabalhadas na Escola favorecem a resolução da Geometria exigida no ENEM, propostas nos Exames de 2009 a 2013. Os resultados apontam pontos divergentes quanto aos conteúdos geométricos trabalhados em sala de aula em comparação com os problemas propostos no ENEM. Destaca-se, na análise do livro didático, pouca abrangência de exercícios, sobretudo, questões descontextualizadas.
Palavras-chave: Geometria. Ensino Médio. ENEM.
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