AVALIAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES: OS DESAFIOS DA PESQUISA COM EGRESSOS
Resumo
O presente trabalho integra a pesquisa de Doutorado da autora, cujo objetivo é de avaliar os resultados do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (PNEGEB) e suas implicações para a gestão escolar municipal em Minas Gerais. Especificamente, este texto consiste na descrição da metodologia, com ênfase no survey por questionário com 536 egressos que concluíram, em 2009, o Curso de Especialização em Gestão Escolar – integrante do PNEGEB - na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Para fundamentar a pesquisa, apresenta-se uma contextualização sobre os temas avaliação de políticas públicas, gestão escolar e formação de gestores. Em seguida, é explicitado o processo de construção metodológica e seus desafios desde a articulação para conseguir os contatos com os egressos, passando pela aplicação do questionário online até a realização das entrevistas. Considera-se como premissa que avaliar os resultados de uma política de formação de gestores, quatro anos depois de ser implementada, só seria possível a partir das percepções de seus beneficiários. Nesse sentido, o distanciamento no “tempo”, numa avaliação ex-post, implicou em compreender as mudanças na prática do gestor, contudo fez com que algumas características do curso se perdessem na memória dos entrevistados e dificultou a localização dos egressos. São comuns, no meio acadêmico, a divulgação dos resultados parciais e finais de pesquisas e a ênfase neles, contudo os desafios para alcançá-los, que incluem o percurso metodológico, não raras vezes, são secundarizados. É aqui que entra a contribuição deste estudo.
Palaras-chave: Avaliação de Política Educacional. Formação de gestores escolares. Metodologia.
Downloads
Referências
AGUIAR, M. A S. A política nacional de formação docente, o Programa Escola de Gestores e o trabalho docente. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. especial 1, p. 161-172, 2010. Editora UFPR. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/er/nspe1/08.pdf> Acesso em 20 de jul. 2012.
BABBIE, E. Métodos de pesquisas de Survey. Trad. de Guilherme Cezarino. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
BALL, S. J. Education reform: a critical and post structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.
BARRETO, M. S. A formação continuada de gestores escolares em dois municípios mineiros: do PROCAD ao PROGESTÃO. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação, UnB: 2007.
BOWE, R.; BALL, S. J. With GOLD, A. Reforming education & changing schools: case studies in Policy Sociology. London: Routledge, 1992.
BRUYNE, P., HERMAN, J. e SCHOUTHEETE, M. Dinâmica da pesquisa em Ciências Sociais – Os polos da prática metodológica. Trad. de Ruth Joffily. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991.
CHIZZOTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Cortez, 1995. 2ª edição.
CONDE, E. S. Diversidade em processo: as políticas públicas em perspectiva. Teoria e cultura, Juiz de Fora, v.1, n. 1, p. 75-95, jan./jun. 2006.
COTTA, T. C. Metodologias de avaliação de programas e projetos sociais: análise de resultados e de impacto. Revista do Serviço Público, Brasília, a.49, v.2, p.103-123, abr/jun. 1998.
DYE, T. R. Understanding public policy. 13. ed. Pearson: Boston, 2008.
FERREIRA, M. A. M. Introduzindo o SPSS. Mimeo. Viçosa: UFV, 2009.
FREY, K. Políticas Públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil. Planejamento e políticas públicas. N° 21. Brasília: IPEA, jun 2000.
KRAWCZYK, Nora. A gestão escolar: um campo minado: análise das propostas de 11 municípios brasileiros. Educação & Sociedade. Campinas, ano XX, n. 67, p. 112-149, ago, 1999.
LÜCK, H. Perspectivas da gestão escolar e implicações quanto à formação de seus gestores. Em aberto, Brasília, v. 17, n. 72, p. 11-33, fev./jun. 2000.
_______. Liderança em gestão escolar. Rio de Janeiro: Vozes, 2010. Série Cadernos de Gestao; 4. 6ª ed.
_______. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009. MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade, Campinas, vol.27, n.94, p. 47-69, jan./abr.2006.
MAINARDES, J.; MARCONDES, M. I. Entrevista com Stephen J. Ball: um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 106, p. 303-318, jan./abr. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v30n106/v30n106a15.pdf>
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2005.
PARO, V. H. Eleição de diretores: a escola pública experimenta a democracia. Campinas, SP: Papirus, 1996.
SOUZA, C. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologia, Porto Alegre, ano 8, nº 16, p. 20-45, jul/dez 2006.
SOUZA, A. R.; GOUVEIA, A. B. Diretores de escolas públicas: aspectos do trabalho docente. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, nº. especial 1, p. 173-190, 2010. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/er/nspe1/09.pdf> Acesso em 12 de jul. 2012.
TEIXEIRA, B.B. Diretores de escola: reflexões sobre a função e o provimento do cargo. Encontro da ANPAE. Disponível em<http://www.anpae.org.br/iberolusobrasileiro2010/cdrom/18.pdf> Acesso em 12 de jul. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).