AVALIAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES: OS DESAFIOS DA PESQUISA COM EGRESSOS

Autores

  • Cássia do Carmo Pires Fernandes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Beatriz de Basto Teixeira Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

O presente trabalho integra a pesquisa de Doutorado da autora, cujo objetivo é de avaliar os resultados do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (PNEGEB) e suas implicações para a gestão escolar municipal em Minas Gerais. Especificamente, este texto consiste na descrição da metodologia, com ênfase no survey por questionário com 536 egressos que concluíram, em 2009, o Curso de Especialização em Gestão Escolar – integrante do PNEGEB - na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Para fundamentar a pesquisa, apresenta-se uma contextualização sobre os temas avaliação de políticas públicas, gestão escolar e formação de gestores. Em seguida, é explicitado o processo de construção metodológica e seus desafios desde a articulação para conseguir os contatos com os egressos, passando pela aplicação do questionário online até a realização das entrevistas. Considera-se como premissa que avaliar os resultados de uma política de formação de gestores, quatro anos depois de ser implementada, só seria possível a partir das percepções de seus beneficiários.  Nesse sentido, o distanciamento no “tempo”, numa avaliação ex-post, implicou em compreender as mudanças na prática do gestor, contudo fez com que algumas características do curso se perdessem na memória dos entrevistados e dificultou a localização dos egressos. São comuns, no meio acadêmico, a divulgação dos resultados parciais e finais de pesquisas e a ênfase neles, contudo os desafios para alcançá-los, que incluem o percurso metodológico, não raras vezes, são secundarizados. É aqui que entra a contribuição deste estudo.

Palaras-chave: Avaliação de Política Educacional. Formação de gestores escolares. Metodologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássia do Carmo Pires Fernandes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Universidade Federal de Juiz de Fora Programa de Pós-Graduação em Educação Doutoranda em Educação/Bolsista Capes

Beatriz de Basto Teixeira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Ciências Sociais (1990), mestrado em Educação (1995) e doutorado em Educação (2000) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora associada IV da Universidade Federal de Juiz de Fora. Leciona no Departamento de Ciências Sociais, no Programa de Pós-graduação em Educação e no Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da UFJF. Coordena o Grupo de Pesquisa Política e Sociologia da Educação da UFJF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, políticas curriculares, currículo, gestão da educação e formação de professores.

Referências

AGUIAR, M. A S. A política nacional de formação docente, o Programa Escola de Gestores e o trabalho docente. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. especial 1, p. 161-172, 2010. Editora UFPR. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/er/nspe1/08.pdf> Acesso em 20 de jul. 2012.

BABBIE, E. Métodos de pesquisas de Survey. Trad. de Guilherme Cezarino. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

BALL, S. J. Education reform: a critical and post structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.

BARRETO, M. S. A formação continuada de gestores escolares em dois municípios mineiros: do PROCAD ao PROGESTÃO. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação, UnB: 2007.

BOWE, R.; BALL, S. J. With GOLD, A. Reforming education & changing schools: case studies in Policy Sociology. London: Routledge, 1992.

BRUYNE, P., HERMAN, J. e SCHOUTHEETE, M. Dinâmica da pesquisa em Ciências Sociais – Os polos da prática metodológica. Trad. de Ruth Joffily. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991.

CHIZZOTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Cortez, 1995. 2ª edição.

CONDE, E. S. Diversidade em processo: as políticas públicas em perspectiva. Teoria e cultura, Juiz de Fora, v.1, n. 1, p. 75-95, jan./jun. 2006.

COTTA, T. C. Metodologias de avaliação de programas e projetos sociais: análise de resultados e de impacto. Revista do Serviço Público, Brasília, a.49, v.2, p.103-123, abr/jun. 1998.

DYE, T. R. Understanding public policy. 13. ed. Pearson: Boston, 2008.

FERREIRA, M. A. M. Introduzindo o SPSS. Mimeo. Viçosa: UFV, 2009.

FREY, K. Políticas Públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil. Planejamento e políticas públicas. N° 21. Brasília: IPEA, jun 2000.

KRAWCZYK, Nora. A gestão escolar: um campo minado: análise das propostas de 11 municípios brasileiros. Educação & Sociedade. Campinas, ano XX, n. 67, p. 112-149, ago, 1999.

LÜCK, H. Perspectivas da gestão escolar e implicações quanto à formação de seus gestores. Em aberto, Brasília, v. 17, n. 72, p. 11-33, fev./jun. 2000.

_______. Liderança em gestão escolar. Rio de Janeiro: Vozes, 2010. Série Cadernos de Gestao; 4. 6ª ed.

_______. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009. MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade, Campinas, vol.27, n.94, p. 47-69, jan./abr.2006.

MAINARDES, J.; MARCONDES, M. I. Entrevista com Stephen J. Ball: um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 106, p. 303-318, jan./abr. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v30n106/v30n106a15.pdf>

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2005.

PARO, V. H. Eleição de diretores: a escola pública experimenta a democracia. Campinas, SP: Papirus, 1996.

SOUZA, C. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologia, Porto Alegre, ano 8, nº 16, p. 20-45, jul/dez 2006.

SOUZA, A. R.; GOUVEIA, A. B. Diretores de escolas públicas: aspectos do trabalho docente. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, nº. especial 1, p. 173-190, 2010. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/er/nspe1/09.pdf> Acesso em 12 de jul. 2012.

TEIXEIRA, B.B. Diretores de escola: reflexões sobre a função e o provimento do cargo. Encontro da ANPAE. Disponível em<http://www.anpae.org.br/iberolusobrasileiro2010/cdrom/18.pdf> Acesso em 12 de jul. 2012.

Downloads

Publicado

2015-05-03

Como Citar

PIRES FERNANDES, C. do C.; TEIXEIRA, B. de B. AVALIAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES: OS DESAFIOS DA PESQUISA COM EGRESSOS. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 78–90, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/22008. Acesso em: 28 set. 2021.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA