AVALIAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES: OS DESAFIOS DA PESQUISA COM EGRESSOS
Abstract
O presente trabalho integra a pesquisa de Doutorado da autora, cujo objetivo é de avaliar os resultados do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (PNEGEB) e suas implicações para a gestão escolar municipal em Minas Gerais. Especificamente, este texto consiste na descrição da metodologia, com ênfase no survey por questionário com 536 egressos que concluíram, em 2009, o Curso de Especialização em Gestão Escolar – integrante do PNEGEB - na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Para fundamentar a pesquisa, apresenta-se uma contextualização sobre os temas avaliação de políticas públicas, gestão escolar e formação de gestores. Em seguida, é explicitado o processo de construção metodológica e seus desafios desde a articulação para conseguir os contatos com os egressos, passando pela aplicação do questionário online até a realização das entrevistas. Considera-se como premissa que avaliar os resultados de uma política de formação de gestores, quatro anos depois de ser implementada, só seria possível a partir das percepções de seus beneficiários. Nesse sentido, o distanciamento no “tempo”, numa avaliação ex-post, implicou em compreender as mudanças na prática do gestor, contudo fez com que algumas características do curso se perdessem na memória dos entrevistados e dificultou a localização dos egressos. São comuns, no meio acadêmico, a divulgação dos resultados parciais e finais de pesquisas e a ênfase neles, contudo os desafios para alcançá-los, que incluem o percurso metodológico, não raras vezes, são secundarizados. É aqui que entra a contribuição deste estudo.
Palaras-chave: Avaliação de Política Educacional. Formação de gestores escolares. Metodologia.
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