EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO NA FORMA CONCOMITANTE: ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
TECHNICAL PROFESSIONAL EDUCATION OF MEDIUM LEVEL IN CONNECTING FORM: ANALYSIS OF THE PRODUCTION OF KNOWLEDGE
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n2.42023Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica., Curso Técnico Concomitante., Estado do Conhecimento.Resumo
Em 1997, entra em vigor, aprovado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, o Decreto nº. 2.208, o qual reformou a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil. Conforme esse Decreto, a EPT, em nível médio, passaria a ser ofertado de duas formas: a concomitante e a subsequente, observando-se a separação entre o ensino profissional e o Ensino Médio, ou seja, a formação geral. Em 2004, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Decreto 2.208/1997 foi revogado por meio do Decreto nº. 5.154/2004, mas foram mantidas as formas concomitante e subsequente, além da integrada. O objetivo deste artigo é mapear a produção do conhecimento a respeito da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na forma Concomitante. Para tanto, foi realizado um estado do conhecimento com base nos dados encontrados no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Durante a pesquisa, utilizamos as palavras “Ensino Médio Concomitante”, com o uso de aspas, sendo encontradas 08 (oito) dissertações, porém, apenas 07 (sete) foram localizadas para leitura e análise. Esse levantamento nos mostra uma carência de investigações acadêmicas acerca da Concomitância entre os ensinos profissional e o médio, visto que essa forma de articulação, prevista na nossa Lei de Diretrizes e Bases, está presente em um número considerável de instituições, públicas e privadas, que ofertam a Educação Profissional Técnica de nível Médio no Brasil, demonstrando a necessidade de mais estudos e relatos de experiências sobre esse tema.
Downloads
Referências
ANUÁRIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO BÁSICA 2018. São Paulo: Moderna, 2018.
ANUÁRIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO BÁSICA 2017. São Paulo: Moderna, 2017.
ANUÁRIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO BÁSICA 2016. São Paulo: Moderna, 2016.
ANUÁRIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO BÁSICA 2015. São Paulo: Moderna, 2015.
ANUÁRIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO BÁSICA 2014. São Paulo: Moderna, 2014.
ANUÁRIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO BÁSICA 2013. São Paulo: Moderna, 2013.
ANUÁRIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO BÁSICA 2012. São Paulo: Moderna, 2012.
BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
______. Decreto nº. 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o §2.º do artigo 36 e
os artigos 39 a 42 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1997a.
______. Decreto nº. 2.208, de 17 de abril de 1997. Portaria n.º 646, de 14 de maio
de 1997. Regulamenta a implantação do disposto nos artigos 39 a 42 da Lei Federal n.º 9.394/96 e no Decreto n.º 2.208/97 e dá outras providências. Brasília, 1997b.
______. Decreto nº. 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta a implementação do disposto no § 2º do artigo 36 e os artigos 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências, Brasília, 2004.
CAIRES, Vanessa Guerra; OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro. Educação Profissional Brasileira: da Colônia ao PNE 2014-2020. Rio de Janeiro: Vozes, 2016.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. A gênese do Decreto n. 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. In: ______. (Org.) Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2012. p. 21-56.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas/SP, v. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002.
MARTINS, Marcos Francisco. Ensino técnico e globalização: cidadania ou subumissão? Campinas: Autores Associados, 2000.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; SANCHES, Odécio. Quantitativo-Qualitativo: oposição ou complementaridade? Caderno de Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz. Rio de Janeiro: Fiocruz, v. 9. n.3, p. 239-262, jul, 1993.
RAMOS, Marise. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Org.) Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2012. p. 107-128.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, dez. 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).