EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO NA FORMA CONCOMITANTE: ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

TECHNICAL PROFESSIONAL EDUCATION OF MEDIUM LEVEL IN CONNECTING FORM: ANALYSIS OF THE PRODUCTION OF KNOWLEDGE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n2.42023

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica., Curso Técnico Concomitante., Estado do Conhecimento.

Resumo

Em 1997, entra em vigor, aprovado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, o Decreto nº. 2.208, o qual reformou a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil. Conforme esse Decreto, a EPT, em nível médio, passaria a ser ofertado de duas formas: a concomitante e a subsequente, observando-se a separação entre o ensino profissional e o Ensino Médio, ou seja, a formação geral. Em 2004, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Decreto 2.208/1997 foi revogado por meio do Decreto nº. 5.154/2004, mas foram mantidas as formas concomitante e subsequente, além da integrada. O objetivo deste artigo é mapear a produção do conhecimento a respeito da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na forma Concomitante. Para tanto, foi realizado um estado do conhecimento com base nos dados encontrados no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Durante a pesquisa, utilizamos as palavras “Ensino Médio Concomitante”, com o uso de aspas, sendo encontradas 08 (oito) dissertações, porém, apenas 07 (sete) foram localizadas para leitura e análise. Esse levantamento nos mostra uma carência de investigações acadêmicas acerca da Concomitância entre os ensinos profissional e o médio, visto que essa forma de articulação, prevista na nossa Lei de Diretrizes e Bases, está presente em um número considerável de instituições, públicas e privadas, que ofertam a Educação Profissional Técnica de nível Médio no Brasil, demonstrando a necessidade de mais estudos e relatos de experiências sobre esse tema.

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Biografia do Autor

Francisco das Chagas Silva Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró

Doutor em Educação (UFRN). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT, Mestrado Profissional em Rede Nacional) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/IFRN/UFERSA).

Ana Paula Marinho de Lima, IFRN/Campus Mossoró

Licenciada em Pedagogia (UERN), mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/IFRN/UFERSA).

Francisca Leidiana de Souza, IFRN/Mossoró

Bacharela em Turismo (UERN) e mestra em Ensino (UERN/IFRN/UFERSA).

Referências

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Publicado

2018-12-14

Como Citar

SOUZA, F. das C. S.; LIMA, A. P. M. de; SOUZA, F. L. de. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO NA FORMA CONCOMITANTE: ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: TECHNICAL PROFESSIONAL EDUCATION OF MEDIUM LEVEL IN CONNECTING FORM: ANALYSIS OF THE PRODUCTION OF KNOWLEDGE. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 46–61, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n2.42023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/42023. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO

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