RESENHA DE ENHANCING SCHOOL SCIENCE WITH INDIGENOUS KNOWLEDGE: WHAT WE KNOW FROM TEACHERS AND RESEARCH

ENHANCING SCHOOL SCIENCE WITH INDIGENOUS KNOWLEDGE REVIEW: WHAT WE KNOW FROM TEACHERS AND RESEARCH

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n2.46338

Palavras-chave:

Enhancing school science with indigenous knowledge

Resumo

Trata-se de uma resenha da obra Enhancing school science with indigenous knowledge: what we know from teachers and research, de Aikenhead e outros autores. A obra é uma contribuição valiosa a partir de uma experiência concreta em uma rede de ensino canadense e que se torna leitura obrigatória para aqueles interessados nas contribuições da interculturalidade, especialmente ao modo como é tratado o conhecimento tradicional, para o ensino e aprendizagem de ciências.  O texto é organizado por meio de narrativas de professores da rede de ensino sobre suas experiências no processo de implementação do novo currículo. Essas narrativas oferecem o contexto, ou melhor, nas palavras dos autores, as histórias ajudam a aproximar o texto da vida, isto é, das práticas pedagógicas, das vivências e dos desafios enfrentados pelos docentes em direção da construção de uma proposta de ensino de ciências responsivo culturalmente (CReST – Culturally Responsive Science Teacher). A grande síntese que essa obra pode nos oferecer, coerente com a perspectiva intercultural, é que a ciência escolar, estendendo também à formação de professores, à didática e ao próprio currículo de ciências, tem como expectativa que os estudantes indígenas aprendam as explicações científicas, ao mesmo tempo que possam ter reconhecidas e fortalecidas suas identidades. Além disso, para os estudantes não-indígenas, a ciência escolar espera que eles também aprendam as explicações científicas, ao mesmo tempo que possam ampliar seus repertórios e visões de mundo ao compreender as perspectivas indígenas.

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Biografia do Autor

Rodrigo dos Santos Crepalde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Licenciado em Física, mestre e doutor em Educação, professor do magistério superior, Departamento em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias, atuação no curso de Licenciatura em Educação do Campo.

Referências

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Publicado

2019-09-03

Como Citar

CREPALDE, R. dos S. RESENHA DE ENHANCING SCHOOL SCIENCE WITH INDIGENOUS KNOWLEDGE: WHAT WE KNOW FROM TEACHERS AND RESEARCH: ENHANCING SCHOOL SCIENCE WITH INDIGENOUS KNOWLEDGE REVIEW: WHAT WE KNOW FROM TEACHERS AND RESEARCH. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 206–213, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n2.46338. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/46338. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ SOBRE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: EPISTEMOLOGIAS E NOVAS FERRAMENTAS