Desafios e potencialidades da agroecologia escolar no Assentamento Luiz Inácio Lula da Silva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.67594

Palavras-chave:

Agroecologia. Agroecologia escolar. Assentamento de reforma agrária. Educação do Campo.

Resumo

A Agroecologia compreende a mobilização de um conjunto de conhecimentos científicos e tradicionais, desde pelo menos meados dos anos 1990, como resistência ao modelo convencional de produção impulsionado pela Revolução Verde e a modernização conservadora do campo brasileiro, comprovando que é possível produzir alimentos saudáveis e suficientes para todos, sem agredir a natureza. Além disso, é considerada mais do que uma ciência ou uma etnociência, é vista como um modelo de construção de sociedade trazendo consigo a valorização dos povos que vivem no campo. Este trabalho buscou compreender as contribuições da agroecologia escolar na vida do assentamento Luiz Inácio Lula da Silva, Santa Cruz Cabrália, região Sul do estado da Bahia. A metodologia adotada foi qualitativa recorrendo-se a observação participante, bem como a realização de entrevistas semiestruturadas com assentados que participaram de processos de ensino e aprendizagem da agroecologia escolar. Notamos que a inserção da agroecologia no assentamento encontra-se em estágio de transição: o conceito não é mais desconhecido, os assentados reconhecem sua importância e parte deles usam os saberes agroecológicos no dia a dia. Além do mais, observamos que para a agroecologia ser efetiva nas práticas dos agricultores, é preciso investir em formações continuadas ofertadas pelo movimento social MST/escola e a comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jilsilene Oliveira Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduada em Licenciatura em Educação do Campo, área do conhecimento Ciências da Natureza, Universidade Federal do Triângulo Mineiro(UFTM). Atua como educadora na Escola Municipal Paulo Freite, assentamento Luiz Inácio Lula da Silva, Santa Cruz de Cabrália (BA).

Referências

ALTIERI, M. A dinâmica produtiva da agricultura sustentável. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Mais Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/programa-mais-educacao/apresentacao?id=16689#:~:text=O%20Programa%20Mais%20Educação%2C%20criado,jornada%20escolar%20nas%20escolas%20públicas%2C. Acesso em 27/02/2023.

CRESWELL, J. W. O projeto de um estudo qualitativo. In: _____. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Porto Alegre: Penso, 2014.

CALDART, R. S. Escolas do Campo e Agroecologia:

uma agenda de trabalho com a vida e pela vida! Apontamentos construídos a partir da análise feita no texto “Sobre a especificidade da Educação do Campo e os desafios do momento atual”, de julho 2015. Veranópolis/RS, 2016.

EMPF (ESCOLA MUNICIPAL PAULO FREIRE). Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Paulo Freire. Santa Cruz Cabrália (BA): Mimeo, 2013.

FELBERG, A.; SILVA, G. J. Educação do Campo e Autonomia: desenvolvimento comunitário e pedagogia de participação no Assentamento do Movimento Sem Terra [MST], Luiz Inácio Lula da Silva (LULÃO). Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantins, v.3 n. 2, mai-ago, 2018. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/3902/13206, acesso em 10/08/2023.

GAIA, M. C. M. Agroecologia e Ensino de Ciências: desafios e tensões na Educação do Campo. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Científica, 2017, UFSC. Anais... Florianópolis: ABRAPEC, 2017. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/enpec/2021/TRABALHO_COMPLETO_EV155_MD1_SA105_ID1215_24062021105107.pdf. Acesso em 10/08/2023.

GARCIA, D. Possibilidades de inserção da Agroecologia no Ensino de Ciências no contexto da Educação Básica encontradas em trabalhos publicados em revistas e eventos (Monografia). Licenciatura em Educação do Campo, Uberaba. 2019.

GUBUR, D.M.P; TONÁ. N. Agroecologia. In: CALDART, Roseli Salete; Pereira, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, GAUDÊNCIO. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro. São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

MANTELLI, J. Educação pela Agroecologia: horta escolar. Revista de Geografia Agrária, Rio Grande do Sul, v. 9, n.05, p. 1-7, abr., 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/22737. Acesso em 10/08/2023.

MOREIRA, F. Educação do Campo: Desafios e avanços da inserção da Agroecologia na Escola Municipal Paulo Freire, no Assentamento Luiz Inácio Lula da Silva- BA (monografia). Licenciatura em Educação do Campo, Uberaba. 2018.

NUNES, L. R.; ROTATORI, C.; COSENZA, A. A horta escolar como caminho para a agroecologia escolar. Revista Sergipana de Educação Ambiental, v. 7, n. 1, p. 1 - 21, 11 jun. 2020. Disponível: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/13373. Acesso em 10/08/2023.

PIRAUX, M.; SILVEIRA, L.; DINIZ, P.; DUQUE, G. Transição agroecológica e inovação socioterritorial. Estudos: Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro, vol. 20, n. 1, 2012: 5-29. Disponível em: https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/347/343. Acesso em 24.07.2023.

PMSCC (PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ CABRÁLIA). Lei Municipal Nº 549 de 23 de junho de 2015 - Aprova o Plano Municipal de Educação - PME do Município de Santa Cruz Cabrália. Santa Cruz de Cabrália: DOM, 2015. Disponível em: https://www.cabralia.ba.gov.br/abrir_arquivo.aspx/PME-_PLANO_MUNICIPAL_DE_EDUCACAO?cdLocal=2&arquivo=%7BDECAAABA-BBBC-66A6-AC01-AE84ED261640%7D.pdf. Acesso em 23.10.2022.

RIBEIRO, D. S.; SILVA, N. R.; TEOPOLO, E. V.; VARGAS, M. C. Agroecologia na Educação Básica: questões propositivas de conteúdos e metodologia. São Paulo: Expressão Popular, 2017.

SILVA, Lourdes Helena; MIRANDA, Élida Lopes. Educação do Campo e Agroecologia: diálogos em construção. 37ª Reunião da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPEd), 2015, UFSC. Anais... Florianópolis: ANPEd, 2015. Disponível em: https://www.anped.org.br/biblioteca/item/educacao-do-campo-e-agroecologia-dialogos-em-construcao. Acesso em 10/08/2023.

Downloads

Publicado

2024-05-24

Como Citar

BARBOSA, J. O.; CREPALDE, R. dos S. Desafios e potencialidades da agroecologia escolar no Assentamento Luiz Inácio Lula da Silva. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202448, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.67594. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/67594. Acesso em: 19 nov. 2024.