SABERES DOCENTES: UM ESTUDO A PARTIR DE TARDIF E BORGES

Resumo

O tema saberes docentes está vinculado ao chão da sala de aula e remete a uma conversa com o professor, buscando conhecê-lo e conhecer sua formação, práticas, vivências e experiências, em ações do cotidiano da vida escolar. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um recorte pontual da tese de doutorado da autora, mostrando o resgate teórico feito sobre o tema Saberes Docentes, a luz das teorias de Maurice Tardif e Cecília Maria Ferreira Borges, destacando a importância destes autores para a temática. A metodologia utilizada na pesquisa, de abordagem qualitativa, foi uma revisão sistemática das obras de Tardif (2011) e Borges (2004). Os saberes docentes vinculam-se as práticas do professor, proporcionando momentos de aprendizado e reflexão, num contínuo ir e vir profissional. Destacam-se os saberes docentes considerando duas importantes vertentes: o saber dos professores em seu trabalho cotidiano e em sua formação inicial e continuada e, ainda, que os saberes docentes são sociais, contextualizados e individuais.    

Biografia do Autor

Thais Philipsen Grutzmann, Universidade Federal de Pelotas

Departamento de Educação Matemática.

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Publicado
2019-12-09
Como Citar
Grutzmann, T. P. (2019). SABERES DOCENTES: UM ESTUDO A PARTIR DE TARDIF E BORGES. Revista Temas Em Educação, 28(3). https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n3.46972
Seção
ARTIGO DE REVISÃO