SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO E SEU ENSINO PARA O ALUNO SURDO

o que dizem as pesquisas já realizadas

Autores

  • Magda Josieli Souza de Souza Escola Especial Bilíngue Professor Alfredo Dub
  • Thais Philipsen Grutzmann Universidade Federal de Pelotas https://orcid.org/0000-0001-6015-1546

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.69454

Palavras-chave:

Sistema Monetário, Surdo, Estado do Conhecimento, Enunciados, Visual

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o que já se tem produzido sobre o ensino do Sistema Monetário Brasileiro para alunos surdos do Ensino Fundamental. Para tanto, a pesquisa foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), em maio de 2023, usando termos específicos, como “surdez”, “dinheiro”, “Sistema Monetário”, “Educação Financeira”, “Matemática” e “Anos Iniciais”. Os dados selecionados para a análise seguiram o proposto na metodologia de Morosini, Kohls-Santos e Bittencourt (2021). Os resultados desta investigação foram organizados a partir de duas categorias: Material Concreto e Enunciados de Problemas. Os resultados mostram que a visualidade é fundamental no processo de ensino e aprendizagem do sujeito surdo, a partir de sua língua que é visual, a Libras, aliada ao uso de materiais concretos e à apresentação dos enunciados dos problemas matemáticos de diferentes formas em sua representação, auxilia no processo de compreensão e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magda Josieli Souza de Souza, Escola Especial Bilíngue Professor Alfredo Dub

Pedagoga. Mestranda em Educação Matemática. 

Thais Philipsen Grutzmann, Universidade Federal de Pelotas

Departamento de Educação Matemática.

Referências

BOHN. Fabiane Carvalho. Multiplicação: ensinar e aprender em turmas de alunos surdos do Ensino Fundamental na Escola Especial Professor Alfredo Dub. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Instituto de Física e Matemática. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4572. Acesso em: 27 maio. 2023.

BRASIL. Lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências.

BRASIL. Decreto Nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000.

COLAÇO, Gisele Adriana de Mello. Uma sequência didática com materiais manipulativos no ensino da matemática para alunos surdos no ensino fundamental fase I. 2018. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2018.

FERNANDES, Eulalia (Org.). Surdez e bilinguismo. 6. ed. Porto Alegre, RS: Mediação, 2012.

GOÉS, Alexandre Morand; CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro. Aspectos da gramática da Libras. n: LACERDA, Cristina Broglia Feitosa; SANTOS, Lara Ferreira (Orgs.). Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2014. Cap. 4. p. 65-80.

LACERDA, Cristina Broglia Feitosa; SANTOS, Lara Ferreira (Orgs.). Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2014.

LEBEDEFF, Tatiana Bolivar (Org.). Letramento Visual e Surdez. Rio de Janeiro, RJ: Wak Editora, 2017.

MOROSINI, Marília; KOHLS-SANTOS, Pricila; BITTENCOURT, Zoraia. Estado do Conhecimento: teoria e prática. Curitiba: CRV, 2021.

MOURA, Maria Cecília. Surdez e Linguagem. In: LACERDA, Cristina Broglia Feitosa; SANTOS, Lara Ferreira (Orgs.). Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2014. Cap. 1. p. 13-26.

QUADROS, Ronice Müller. Libras. São Paulo, SP: Parábola, 2019.

RAMOS, Luzia Faraco. Conversas sobre números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos. São Paulo, SP: Ática, 2009

SKLIAR, Carlos (Org.). Atualidade da Educação Bilíngue para surdos: interfaces entre pedagogia e linguística. 5. ed. Porto Alegre, RS: Mediação, 2015.

SKLIAR, Carlos (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. 8. ed. Porto Alegre, RS: Mediação, 2016.

SOARES, Beatriz Ignatius Nogueira; NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius; BORGES, Fábio Alexandre. Diferentes formas de apresentação de enunciados de problemas matemáticos: subsídios para inclusão de estudantes surdos. In VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Anais [...] Foz do Iguaçu: 2018. p. 1-14.

http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/SIPEM/VII_SIPEM/paper/viewFile/444/567. Acesso em: 27 maio. 2023.

VIANA, Flávia Roldan; BARRETO, Marcília Chagas. O ensino de matemática para alunos com surdez: desafios docentes, aprendizagens discentes. Curitiba, PR: CRV, 2014.

ZANQUETTA, Maria Emilia Melo Tamanini; ANDRADE, Doherty; NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius. Medidas de comprimento e sistema monetário brasileiro. In: NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius (Org.). Surdez, inclusão e matemática. Curitiba, PR: CRV, 2013. Cap. 6. p. 141-161.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

SOUZA DE SOUZA, M. J. .; GRUTZMANN, T. P. SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO E SEU ENSINO PARA O ALUNO SURDO: o que dizem as pesquisas já realizadas . Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 34, n. 1, p. e-rte331202505, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.69454. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/69454. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO