INCLUSÃO PARA ALÉM DA INSERÇÃO. TECNOLOGIA, INCLUSÃO DIGITAL E CIDADANIA E O PAPEL DO PROFESSOR DE HISTÓRIA NA SALA DE AULA

REFRAMES OF INCLUSION BEYOND INSERTION. TECHNOLOGY, DIGITAL INCLUSION AND CITIZENSHIP AND THE ROLE OF THE HISTORY TEACHER IN THE CLASSROOM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n3.47981

Palavras-chave:

Inclusão digital, Tecnologia Digital da Informação e Comunicação, Inclusão social, Cidadania

Resumo

Este estudo intenta discutir a contribuição do uso das tecnologias digitais para o Ensino como forma de a inclusão digital e social dos alunos. Apoiado em autores como Bonilla (2005); Bonilla e Pretto (2011); Bonilla e Oliveira (2011); Lemos (2007; 2011); Castells (2002; 2003; 2005) e Bittencourt (2011), o texto aborda a necessidade da inserção crítica das tecnologias no Ensino como requisito para que a inclusão digital aconteça. Discorre sobre as diferentes compreensões do termo inclusão digital, a partir de alguns autores e programas governamentais, bem como a relação entre os conceitos de inclusão digital, inclusão social e cidadania, intimamente entrelaçados. A pesquisa, de cunho bibliográfico, busca, por fim, enveredar pela perspectiva cidadã da inclusão digital, posicionando-se pela defesa de uma inclusão digital que possibilite o uso consciente e autoral das tecnologias pelo aluno, tornando o ensino de História mais significativo e condizente com as demandas da era do conhecimento.

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Biografia do Autor

Paulo Augusto Tamanini, Universidade Federal Rural do Semi-árido

Pós-Doutor em História (PNPD-CAPES/UFPR, 2017); Doutor em História (UFSC, 2013); Mestre em História pela UDESC (2010). Coordenador do Grupo de Pesquisa Imagens e Ensino (CNPq/UFERSA).

Maria do Socorro Souza, Universidade Federal Rural do Semiárido

Universidade Federal Rural do Semiárido. Mestre do Programa de Pós-Graduação em Ensino. Licenciada em Letras, habilitação Língua Portuguesa e Inglesa, e em Direito. Experiência profissional como docente de Língua Portuguesa e Inglesa no ensino fundamental e médio da rede publica estadual e municipal de Mossoró-RN. Coordenadora do  Programa de formação continuada de professores, para a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula.

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Publicado

2019-12-11

Como Citar

TAMANINI, P. A.; SOUZA, M. do S. INCLUSÃO PARA ALÉM DA INSERÇÃO. TECNOLOGIA, INCLUSÃO DIGITAL E CIDADANIA E O PAPEL DO PROFESSOR DE HISTÓRIA NA SALA DE AULA: REFRAMES OF INCLUSION BEYOND INSERTION. TECHNOLOGY, DIGITAL INCLUSION AND CITIZENSHIP AND THE ROLE OF THE HISTORY TEACHER IN THE CLASSROOM. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 28, n. 3, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n3.47981. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/47981. Acesso em: 17 jan. 2022.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO - CORPO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS