EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA EM ESCOLAS DE SEGUNDO GRAU: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES

DISTANCE EDUCATION IN PUBLIC SECONDARY SCHOOL: TEACHER`S PERCEPTION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n1.51753

Palavras-chave:

Educación a distancia, Docencia, Escuela de Educación Secundaria

Resumo

Com o objetivo de apreender as compreensões dos professores do ensino médio acerca da Reforma do Ensino Médio com ênfase nos desafios e possibilidades da Educação a Distância (EaD), foi desenvolvida pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com quatro professores, de duas escolas públicas do município de Maranguape-CE, região metropolitana de Fortaleza, mediante entrevista semiestruturada, submetida à análise de conteúdo. Constatou-se que os docentes possuíam visão restrita sobre a referida reforma e que, na percepção dos professores, as escolas e os alunos da rede pública não estavam preparados para uma EaD, seja pela precarização da infraestrutura tecnológica (computador e internet) das escolas, ou pelo perfil do aluno presencial que, diferentemente do desejado para o estudo à distância, mostra-se desorganizado e desmotivado para um estudo autônomo. Conclui-se que, para os participantes do estudo, o Ensino Médio em formato de EaD será prejudicial tanto para aluno quanto para professor, pois os primeiros não contam com as condições necessárias para gerir a própria aprendizagem, e os segundos terão asua função docente desprestigiada.

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Biografia do Autor

Fernanda Barbosa Bittencourt, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Gestão da Tecnologia da Informação pela UNISUL, Especialista em Educação a distância pela UECE. Já atuou como professor tutor na Unisul virtual, tutor a distância no projeto Aluno Integrado - UFC e professor ACT. Atualmente atua como Copywriter na CB sites.

Hugo Heredia Ponce, Universidad de Cádiz

Doutor e professor substituto interino do Departamento de Didática da Língua e Literatura da Universidade de Cádiz. A pesquisa tem como foco a leitura entre adolescentes e o uso de novas tecnologias.

Publicado

2020-04-30

Como Citar

BARBOSA BITTENCOURT, F.; FIALHO, L. M. F.; HEREDIA PONCE, H. EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA EM ESCOLAS DE SEGUNDO GRAU: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES: DISTANCE EDUCATION IN PUBLIC SECONDARY SCHOOL: TEACHER`S PERCEPTION. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 29, n. 1, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n1.51753. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/51753. Acesso em: 28 jan. 2022.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA