EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA EM ESCOLAS DE SEGUNDO GRAU: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES

DISTANCE EDUCATION IN PUBLIC SECONDARY SCHOOL: TEACHER`S PERCEPTION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n1.51753

Palavras-chave:

Educación a distancia, Docencia, Escuela de Educación Secundaria

Resumo

Com o objetivo de apreender as compreensões dos professores do ensino médio acerca da Reforma do Ensino Médio com ênfase nos desafios e possibilidades da Educação a Distância (EaD), foi desenvolvida pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com quatro professores, de duas escolas públicas do município de Maranguape-CE, região metropolitana de Fortaleza, mediante entrevista semiestruturada, submetida à análise de conteúdo. Constatou-se que os docentes possuíam visão restrita sobre a referida reforma e que, na percepção dos professores, as escolas e os alunos da rede pública não estavam preparados para uma EaD, seja pela precarização da infraestrutura tecnológica (computador e internet) das escolas, ou pelo perfil do aluno presencial que, diferentemente do desejado para o estudo à distância, mostra-se desorganizado e desmotivado para um estudo autônomo. Conclui-se que, para os participantes do estudo, o Ensino Médio em formato de EaD será prejudicial tanto para aluno quanto para professor, pois os primeiros não contam com as condições necessárias para gerir a própria aprendizagem, e os segundos terão asua função docente desprestigiada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Barbosa Bittencourt, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Gestão da Tecnologia da Informação pela UNISUL, Especialista em Educação a distância pela UECE. Já atuou como professor tutor na Unisul virtual, tutor a distância no projeto Aluno Integrado - UFC e professor ACT. Atualmente atua como Copywriter na CB sites.

Hugo Heredia Ponce, Universidad de Cádiz

Doutor e professor substituto interino do Departamento de Didática da Língua e Literatura da Universidade de Cádiz. A pesquisa tem como foco a leitura entre adolescentes e o uso de novas tecnologias.

Publicado

2020-04-30

Como Citar

BARBOSA BITTENCOURT, F.; FIALHO, L. M. F.; HEREDIA PONCE, H. EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA EM ESCOLAS DE SEGUNDO GRAU: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES: DISTANCE EDUCATION IN PUBLIC SECONDARY SCHOOL: TEACHER`S PERCEPTION. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 29, n. 1, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n1.51753. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/51753. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA