A INFLUÊNCIA DE DOCUMENTOS NORTEADORES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO

THE INFLUENCE OF GUIDING DOCUMENTS ON THE PEDAGOGICAL PRACTICE OF PHYSICAL EDUCATION TEACHERS OF HIGH SCHOOL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n1.54491

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Educação Física, Ensino Médio

Resumo

O presente artigo, fruto de uma dissertação de mestrado, teve como objetivo analisar a concepção de professores de Educação Física do Ensino Médio sobre os documentos norteadores  para o ensino de Educação Física na escola, dentre eles os Parâmetros curriculares Nacionais (PCNS), Conteúdo Básico Comum-Minas Gerais (CBC-MG) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim como, compreender em que medida esses documentos orientam o planejamento de suas aulas e  das suas práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, que investigou 6 professores de Educação Física das escolas públicas da cidade de Araçuaí-MG que atuam no ensino médio. Como instrumento de coleta de dados, optamos pela entrevista semiestruturada e análise do planejamento de ensino dos sujeitos pesquisados. Para o tratamento dos dados, recorremos à técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Os resultados evidenciam que a maioria dos professores utilizam o CBC-MG como referência para o planejamento das aulas e consideram a proposta importante para a prática pedagógica. Em relação aos PCNS e à BNCC, os professores relatam conhecê-los superficialmente. Entendemos que, devido à escassez de pesquisas que tratam sobre a sistematização dos conhecimentos da Educação Física na escola, os documentos norteadores se apresentam como um significativo suporte para o professor crítico planejar e organizar os conteúdos de suas aulas. No entanto, torna-se necessário haver um debate mais amplo nos processos de construção desses documentos, permitindo uma maior participação e reflexão dos docentes que se encontram no cotidiano e na realidade das escolas.

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Biografia do Autor

Gilmara Gonçalves Santos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM

Mestranda no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros (2007) e Pós-graduação em Educação Especial e inclusiva. Lecionou como professora de Educação Física na rede municipal da cidade de Montes Claros-MG. Atualmente compõe o quadro de servidores do Instituto Federal de Educação Técnica e Tecnológica do Norte de Minas Gerais-IFNMG- Campus Araçuaí no cargo de Técnico em Assuntos Educacionais.

Cláudia Mara Niquini, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestrado, pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), no programa multidisciplinar em Desenvolvimento Social. Graduada em Educação Física pela UNIMONTES. Professora do Departamento de Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), desde 2006. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEd) da UFVJM, desde 2018. Coordenadora de área (Educação Física) do Programa Institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID/CAPES), desde 2011. Integrante e subcoordenadora do Grupo de Ginástica de Diamantina (GGD) e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ginástica (GEPG) da UFVJM. Atua na área de formação de professores e trabalho docente, desenvolvendo estudos e pesquisas sobre: formação inicial e continuada de professores; ensino e práticas pedagógicas da educação física.

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Publicado

2021-01-04

Como Citar

GONÇALVES SANTOS, G.; CLÁUDIA MARA NIQUINI. A INFLUÊNCIA DE DOCUMENTOS NORTEADORES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO: THE INFLUENCE OF GUIDING DOCUMENTS ON THE PEDAGOGICAL PRACTICE OF PHYSICAL EDUCATION TEACHERS OF HIGH SCHOOL. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 30, n. 1, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n1.54491. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/54491. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

COMUNICAÇÃO DE TRABALHOS/PESQUISAS EM ANDAMENTO