REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE EDUCADORES E MÉDICOS SOBRE EDUCAÇÃO E EUGENIA EM PERIÓDICOS QUE CIRCULAVAM EM PERNAMBUCO (1929 A 1934)

SOCIAL REPRESENTATIONS OF EDUCATORS AND DOCTORS ON EDUCATION AND EUGENICS IN PERIODICALS THAT CIRCULATED IN PERNAMBUCO (1929 TO 1934)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n3.54712

Palavras-chave:

Eugenia, Periódicos, Representações sociais

Resumo

Buscamos, neste texto, compreender as representações sociais de educadores e médicos sobre educação, higiene e eugenia, presentes em periódicos que circulavam em Pernambuco no final da década de 1920 e início da década de 1930. A presente pesquisa se baseia no conceito de representação de Roger Chartier (1990) e na concepção de eugenia apresentada por Nancy Leys Stepan (1991). Utilizamos como fontes a Revista Médica de Pernambuco, o relatório da Diretoria de Higiene - apresentado por Walmir Miranda em 1929, edições do Diário de Pernambuco do ano de 1930 e edições do Boletim de Eugenia no ano de 1929. Os dados demonstraram que a educação deixa de se preocupar apenas com o intelectual do estudante e passa a levar em consideração os fatores constitucionais ou biológicos dele. Considerando esses dados, concluímos que essa preocupação com o físico do estudante era visto como sendo um senso de responsabilidade com a sociedade. Assim, era necessário repensar a educação e os espaços escolares para impedir que um potencial fosse perdido

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Biografia do Autor

Édla Silva, Universidade de Pernambuco- UPE

Licenciada em pedagogia pela Universidade de Pernambuco e pesquisadora do Grupo de Estudos Étnico-racial e Ambiental- GERA.

Adlene Silva Arantes, Universidade de Pernambuco- UPE, Campos Mata Norte

Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco - UPE - Campus Mata Norte (FFPNM), atuando na graduação e no Mestrado Profissional de Educação- PPGE. Lidera o Grupo de Estudos Étnico- racial e Ambiental- GERA. É pesquisadora dos grupos de pesquisa: do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita - UFMG e do Centro de Pesquisa em História da Educação - GEPHE- UFMG.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

SILVA, Édla; ADLENE SILVA ARANTES. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE EDUCADORES E MÉDICOS SOBRE EDUCAÇÃO E EUGENIA EM PERIÓDICOS QUE CIRCULAVAM EM PERNAMBUCO (1929 A 1934) : SOCIAL REPRESENTATIONS OF EDUCATORS AND DOCTORS ON EDUCATION AND EUGENICS IN PERIODICALS THAT CIRCULATED IN PERNAMBUCO (1929 TO 1934). Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 29, n. 3, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n3.54712. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/54712. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA