TEMPO DE PANDEMIA, TEMPO DE DESIGUALDADES. DIREITO À EDUCAÇÃO E AO TRABALHO DOCENTE NO EQUADOR

TIME OF PANDEMIC, TIME OF INEQUALITIES. RIGHT TO EDUCATION AND TEACHING WORK IN ECUADOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n3.55925

Palavras-chave:

Desigualdades e exclusões, Direitos à educação, Prioridade da educação na agenda de política pública, Trabalho docente, Cenário pós-pandemia

Resumo

Este trabalho cobre alguns aspectos da situação complexa que a educação viveu no Equador no período da emergência sanitária devido à pandemia de Covid 19. Levanta questões cruciais que têm jogado contra o direito à educação; revela o papel central que os professores e famílias tiveram; e, coloca alguns desafios para o futuro próximo visando resgatar o sentido do público, para reinventar a educação sob a condição de conectar-se com mudanças estruturais que colocam a educação, a saúde, o emprego no centro da agenda política do país. e proteção social com uma abordagem inclusiva para todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magaly Robalino, Centro Nacional de Investigaciones Sociales y Educativas, CENAISE

Equatoriana. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; Mestre em Liderança e Desenvolvimento Educacional pela Universidade Central do Equador; Especialidade em Gerenciamento e Avaliação de Projetos pela Universidade San Francisco de Quito. Atualmente é pesquisadora do Centro Nacional de Pesquisas Sociais e Educacionais, CENAISE. Membro da Red Estrado Equador, integrante da Rede KIPUS Equador e integrante do grupo promotor da Coalizão pelo Direito à Educação do Equador. Suas áreas de interesse cobrem tópicos de: contextos educacionais nacionais e latino-americanos; políticas educacionais; políticas de ensino; desenvolvimento profissional, avaliação de professores e saúde, educação e tecnologias de informação e comunicação; concepção e gestão de projetos sociais e educacionais; articulações entre educação, patrimônio cultural e inclusão social.

Referências

Dossier temático: Restaurações conservadoras no campo educacional na América Latina.

Publicado

2020-12-02

Como Citar

ROBALINO, M. TEMPO DE PANDEMIA, TEMPO DE DESIGUALDADES. DIREITO À EDUCAÇÃO E AO TRABALHO DOCENTE NO EQUADOR: TIME OF PANDEMIC, TIME OF INEQUALITIES. RIGHT TO EDUCATION AND TEACHING WORK IN ECUADOR. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 29, n. 3, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n3.55925. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/55925. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Restaurações conservadoras no campo educacional na América Latina