A mediação docente diante das dificuldades de aprendizagem dos alunos no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.59912

Palavras-chave:

Mediação docente, Teoria histórico-cultural, dificuldades de aprendizagem

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a mediação docente em sala de aula, a fim de compreender que aspectos considerar no trabalho pedagógico com os discentes que apresentam dificuldades de aprendizagem, tendo como referência os princípios da teoria histórico-cultural. Para tanto, fez-se uso de uma revisão bibliográfica na qual se aborda a base epistemológica da teoria histórico-cultural, adentra-se na compreensão das dificuldades de aprendizagem discente no contexto escolar, desembocando em autores que tratam da mediação docente com alunos que apresentam dificuldades em seus processos de aprendizagem. Ao final deste trabalho, constata-se que as dificuldades de aprendizagem são provenientes não apenas de fatores cognitivos, mas também de aspectos sociais e culturais, e o quão imprescindível é o papel do educador enquanto mediador, que através de interações fundamentadas no diálogo, na cooperação, mediando situações a partir das potencialidades do educando, torna viável a superação das dificuldades de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Erica Dantas da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.

Maria da Conceição Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia pela UERN (2000), com especialização em Formação de Professor pela UERN (2003), mestrado em Educação pela UFRN (2005) e doutorado em Educação pela USP (2015). Atualmente é Profa. Adjunto IV do Curso de Pedagogia, do Departamento de Educação/CAPF - Campus Avançado de Pau dos Ferros/UERN. É Professora Permanente do Mestrado Acadêmico em Ensino, do Programa de Pós-graduação em Ensino - PPGE, da UERN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil e nos Anos Iniciais, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino; aprendizagem, (in)disciplina e alfabetização

Signey Everton Edival de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Graduando em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Referências

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Publicado

2023-03-03

Como Citar

DANTAS DA SILVA, E.; COSTA, M. da C. .; EVERTON EDIVAL DE SOUSA, S. . A mediação docente diante das dificuldades de aprendizagem dos alunos no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202325, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.59912. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/59912. Acesso em: 18 dez. 2024.