MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO SUPERIOR DAS MULHERES:

PERCURSOS FORMATIVOS DAS ATIVISTAS DO COLETIVO LUTAS E CORES EM CARUARU-PE

Autores

  • Allene Carvalho Lage UFPE
  • Perycles Emmanoel Macedo UFPE

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n1.61262

Palavras-chave:

Educação Superior, Movimentos Sociais, Educação

Resumo

Este artigo pretende identificar os principais elementos formativos que contribuíram para que as mulheres ativistas do Coletivo LGBT Lutas e Cores ingressassem nos movimentos sociais. Em nosso referencial teórico, procuramos definir os movimentos sociais e destacar seu caráter educativo, bem como buscamos discutir a educação superior no Brasil como nível de ensino que incide sobre o desenvolvimento da consciência política. O estudo de campo foi elaborado a partir de uma abordagem qualitativa, foi adotado o Método do Caso Alargado e a entrevista semiestruturada para levantamento dos dados empíricos que foram trabalhados através da Análise do Conteúdo. Os resultados da pesquisa indicam haver uma relação de mútua influência entre os movimentos sociais e o ensino superior e apontam que o trato científico das pautas políticas, tanto nos movimentos sociais quanto na academia, assim como o encontro formativo com diversidade de ideias em ambos os espaços, foram os principais elementos formativos que contribuíram para que essas mulheres ativistas ingressassem nos movimentos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Josué. E. D; BELTRÃO, Kaizô. A reversão do hiato de gênero na educação brasileira no século XX. Cadernos de Pesquisa, São Paulo: Fundação Carlos Chagas; São Paulo: Editora Autores associados, v. 39, n. 136, p. 125-156, jan./abr. 2009.

BARDIN, Laurence. Análise do conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BARRETO, Andreia. A mulher no ensino superior: distribuição e representatividade. Cadernos do GEA. Rio de Janeiro. nº 6. p. 1-52, jul./dez. 2014.

BEAUVOIR, Simone de. O segundo Sexo: a experiência vivida. 3 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 2016.

COSTA, Ana Alice. O Movimento Feminista no Brasil: dinâmica de uma intervenção política Revista Gênero, Niterói: v. 5, n. 2. 2005.

FOUCAULT, Michael. A hermenêutica do sujeito. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes. 2010.

GATTI, Bernadete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. 3ª ed. Brasília: Liber Livro Editora. 2010.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GISI, Maria Lourdes. A educação superior no Brasil e o caráter desigual do acesso e da permanência. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.17, p. 97-112, jan./abr. 2006.

HAHNER, June. E. Emancipação do sexo feminino: a luta pelos direitos da mulher no Brasil. 1850-1940. Florianópolis: Ed. Mulheres; Santa Cruz do Sul: UDINESC, 2003.

LAGE, Allene. Desdobramentos da educação superior da mulher dentro dos movimentos feminista e LGBT. Percursos políticos e pedagógicos de ativistas da Marcha Mundial das Mulheres e do Lutas e Cores em Caruaru – PE: 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/projetoPesquisa/viewProjetoPesquisa.xhtml?popup=true&idProjeto=560158. Acesso em: 15/09/2021.

MANACORDA, Mario Alighiero. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias.13. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª ed. São Paulo: Hucitec, 2008.

PICOLLOTTO, Everton Lazzaretti. Movimentos sociais: abordagens clássicas e contemporâneas. Revista Eletrônica de Ciências Sociais. Juiz de Fora, nº 2. Jan. 2007.

PINTO, Céli Regina Jardin. Uma história do feminismo no Brasil. São Paulo – SP; Fundação Perseu Abramo, 2003.

RAGO, Margareth. Epistemologia Feminista, Gênero e história. In: PEDRO, J; GROSSI, M. (orgs). Masculino, Feminino, Plural. Florianópolis: Ed. Mulheres,1998.

SANTOS, Boaventura. Conflitos urbanos no Recife: o caso “Skylab”. Revista Críticanº11, maio, Coimbra, 9-59, 1983.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade. Porto Alegre, vol.20, p.71-99, Jul/dez, 1995.

SILVA, Maria Salete da. Democracia e sujeito: uma relação indissociável na obra de Alain Touraine. Emancipação, Ponta Grossa: v. 8 n. 2. p. 21-34, 2008.

STRECK, Danilo. Movimentos sociais: abordagens clássicas e contemporâneas. In: Periódico do Mestrado em Educação UCDB, nº 22, jul/dez 2006, Série Estudos, Campo Grande, p. 99- 111.

TOURAINE, Alain. Na fronteira dos movimentos sociais. Sociedade e Estado, Brasília, nº1, p. 17-28, jan./abr. 2006.

Downloads

Publicado

2022-04-05

Como Citar

CARVALHO LAGE, A. .; MACEDO, P. E. MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO SUPERIOR DAS MULHERES:: PERCURSOS FORMATIVOS DAS ATIVISTAS DO COLETIVO LUTAS E CORES EM CARUARU-PE. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 1–20, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n1.61262. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/61262. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA