Práticas de ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Infantil:

um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.62234

Palavras-chave:

Matemática, Ensino e aprendizagem, Educação infantil

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir e refletir sobre o ensino e a aprendizagem da matemática na Educação Infantil, a partir da observação das práticas de professoras. Para tanto, foram acompanhadas duas professoras da Educação Infantil – Sara e Paula – em suas salas de aula. A turma de Sara tinha 6 crianças de 4 e 5 anos e, de Paula, 12 crianças de 3 e 4 anos. Verificou-se que elas utilizam diferentes atividades que possibilitam trabalhar com variados conceitos e conteúdos matemáticos que precisam ser desenvolvidos desde esse nível de ensino. Essas atividades abarcaram jogos, brincadeiras e a resolução de problemas que permitiram a interação entre as crianças, além do uso do computador e da história da matemática. As crianças tiveram contato com práticas que abordaram noções de cores, de coordenação motora, conceitos de perto e longe, direita e esquerda, para cima e para baixo, além do reconhecimento das figuras geométricas planas. Também foram trabalhados conceitos de correspondência um a um, contagem, comparação, ordenação e funções do número. As situações vivenciadas nas salas de aula evidenciaram que a matemática pode ser trabalhada de forma lúdica, divertida e motivadora que faz com que as crianças tenham interesse em aprender e em desenvolver as práticas propostas.

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Biografia do Autor

Reginaldo Fernando Carneiro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação e Licenciado em Matemática pela UFSCar. Professor da Faculdade de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFJF.

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Publicado

2023-03-03

Como Citar

CARNEIRO, R. F. Práticas de ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Infantil: : um relato de experiência. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202324, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.62234. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/62234. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA