Emoções na escola:

um estudo sobre as emoções no processo de ensino e aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n3.62719

Palavras-chave:

Emoções docentes, Educação Básica, Formação de professores

Resumo

A pesquisa se propôs a reconhecer a relevância do tema emoções na perspectiva dos professores, produzir um material didático voltado para a problematização da temática emoções dos professores e promover um espaço de fala e escuta sobre o tema na formação continuada. O recorte para este artigo focaliza duas questões: qual a relevância das emoções no processo de ensino-aprendizagem, na perspectiva docente? Que estratégias são utilizadas pelos professores da Educação Básica para lidar com as próprias emoções diante de situações desafiadoras, em sala de aula? Um survey foi aplicado a 83 professores e foi feito um curso de extensão de 30 horas, do qual participaram sete docentes, todos da Educação Básica. A análise teve o apoio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionaires (IRAMUTEQ) e foi predominantemente qualitativa. Nas respostas dos professores sobre os estados emocionais em sua sala de aula, foram indicadas as emoções de alegria, prazer, frustração, tristeza, raiva, medo, amor, ansiedade e desânimo.  Sobre a forma como lidam com essas emoções, as ocorrências de palavras como controlar, respirar, conversar, acreditar, contribuir, respeitar, motivar, acolhimento, lidar e caminho, nos indicam um movimento promissor no contexto do ensino e da aprendizagem. 

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Biografia do Autor

Lara dos Santos Villar, Colégio Pedro II

Mestre em Ensino - Colégio Pedro II. Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, Brasil.

Kátia Regina Xavier da Silva, Colégio Pedro II

Pós-Doutorado em Ciências Médicas - Colégio Pedro II. Departamento de Educação Física (Campus Engenho Novo II) e Docente no Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2022-11-11

Como Citar

DOS SANTOS VILLAR, L.; REGINA XAVIER DA SILVA, K. Emoções na escola: : um estudo sobre as emoções no processo de ensino e aprendizagem. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 31, n. 3, p. e-rte313202201, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n3.62719. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/62719. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA