A dupla dimensão da monitoria na formação de professores: percepções de uma experiência pandêmica em Psicologia da Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n3.63209

Palavras-chave:

Monitoria, Psicologia da Educação, Ensino e aprendizagem, Formação de professores

Resumo

Neste estudo, tecemos considerações sobre a dupla dimensão formativa da monitoria acadêmica vivenciada na disciplina Fundamentos Psicológicos da Educação, ofertada a diversos cursos de licenciatura da Universidade Federal da Bahia. Trata-se de um relato de experiência sobre um projeto de monitoria desenvolvido no segundo semestre de 2021, atravessado pela pandemia de COVID-19 e pelo ensino remoto emergencial. Além de sistematizar breves informações sobre o projeto e a disciplina à qual ele se vinculou, apresentamos o contexto da monitoria, o perfil das turmas e as percepções das monitoras e da docente sobre a experiência vivenciada. A partir da avaliação dessas percepções, destacamos o elevado índice de evasão da disciplina, verificado em ambas as turmas, durante o semestre em questão. O estudo considera, por fim, a necessidade imperativa de fortalecer os programas de monitoria acadêmica em cursos de licenciatura, de modo que a formação de professores possa ser potencializada e ressignificada a partir da dialogicidade entre saberes e práticas.

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Biografia do Autor

Márcia de Fátima Rabello Lovisi de Freitas, Universidade Federal da Bahia

Professora Adjunta do Departamento de Educação I, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Ana Luísa Sena Maltez, Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Malu Oliveira Fernandes, Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Licenciatura em Música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Referências

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Publicado

2022-11-11

Como Citar

DE FÁTIMA RABELLO LOVISI DE FREITAS, M.; SENA MALTEZ, A. L.; OLIVEIRA FERNANDES, M. A dupla dimensão da monitoria na formação de professores: percepções de uma experiência pandêmica em Psicologia da Educação. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 31, n. 3, p. e-rte313202213, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n3.63209. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/63209. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA