As contribuições do legado de Paulo Freire para a educomunicação:

um estudo sobre a Rede Coque Vive

Autores

Palavras-chave:

Paulo Freire, Educomunicação, Rede Coque Vive, Diálogo, Projeto de Extensão

Resumo

Neste artigo, buscamos refletir sobre as contribuições de Paulo Freire (1921-1997) para a educomunicação, enquanto campo de reflexão e de intervenção para a conscientização e libertação dos indivíduos, e seus desdobramentos em um projeto de extensão, vinculado a uma rede associacionista, a Rede Coque Vive. Enfatizamos nesse estudo uma perspectiva de educomunicação que valoriza a ação do sujeito para decodificar a sua realidade na criação de um espaço legítimo de diálogo social e de emancipação. Desse modo, verifica-se a importância de constantemente revisitarmos o pensamento freireano para compreendermos a educomunicação como um processo de emancipação humana e de transformação social, em um movimento de resistência ao modelo estabelecido, para fazer emergir novas possibilidades de educação, de comunicação e de estar no mundo.

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Biografia do Autor

Doriele Andrade Duvernoy, Universidade de Pernambuco

Doutora em Educação (Université Lumière Lyon 2), Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco, líder do grupo de pesquisa Políticas Educacionais, Sujeitos, Docência e Currículo (cadastrado no CNPq). doriele.andrade@upe.br

Jean-Claude Régnier, Université Lumière Lyon 2

Possui graduação em Matemática - Université de Bourgogne Dijon (FRA) (1973), mestrado em Matemática e em Didática da Matemática - Université Nancy1 Nancy (FRA) (1980) e doutorado em Matemática e Didática da Matemática - Université Louis Pasteur Strasbourg (FRA) (1983). Realizou também o mestrado em Ciências da Educação - Université de Lyon - Université Lumière Lyon 2 (FRA) (1986). É Doutor dEtat-HDR em Ciências e Teorias das Formas da Educação - Université Marc Bloch Strasbourg (FRA) (2000). Atualmente é professor Émérite des Universités (Classe Exceptionnelle) - Université de Lyon (FRA).

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

SILVA DE ANDRADE COSTA DUVERNOY, D.; RÉGNIER, J.-C. As contribuições do legado de Paulo Freire para a educomunicação: : um estudo sobre a Rede Coque Vive. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202304, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/63886. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA