CAMINOS HISTÓRICOS DE LA ENSEÑANZA BRASILEÑA: LECCIONES PARA LA COMPRENSIÓN DE LAS DESIGUALDADES CONTEMPORÁNEAS

lições para o entendimento das desigualdades contemporâneas

Autores/as

Palabras clave:

Historia de la Educación, Enseñanza Dualista, Propuestas Educacionales

Resumen

El reto del presente artículo es el análisis de la situación actual de la educación brasileña y comprensión de las influencias históricas que contribuyeran para la presente configuración dual y excluyente de su estructura educacional. Comprendemos qué por medio del entendimiento sistematizado y procesual de la formación, delante la estructura educativa en el Brasil, podremos superar problemas, elaborar propuestas y pensar en una educación menos excluyente y de calidad. Al conocer la historia de la educación se podrá caminar por nuevas sendas. En este sentido, buscamos trazar un panorama histórico de la educación brasileña y sus principales demandas oficiales en cada tiempo histórico, destacando los intereses de los sectores dominantes responsables por manipular el formato y la ejecución de las políticas educacionales. Empezamos con un estudio bibliográfico de autores que vienen investigando la historia de la educación en Brasil para, así, recompilar las principales informaciones sobre las propuestas de enseñanza. En este sentido, contribuyeron para este estudio autores como Saviani (2018); Silva (2017); Boutin (2015); Germano (2008), entre otros.

 

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Biografía del autor/a

Raquel Leão de Bastos, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e Especialização também pela UFPB em Educação Ambiental. Atuou como professora de História em várias escolas do Município e do Estado na cidade de João Pessoa-PB. Possui curso de Capacitação de Tutores a distância do SECAD. Atualmente, é graduando do Curso de Pedagogia, na Universidade Federal de Campina Grande, no Centro de Formação de Professores - CFP, Cajazeiras-PB e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, do Centro de Educação, da UFPB, na linha de Educação Popular.

Severino Bezerra da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor Titular na Universidade Federal da Paraíba ? UFPB, no Centro de Educação - CE, vinculado ao Departamento de Metodologia da Educação ? DME e ao Programa de Pós ? Graduação em Educação ? PPGE/UFPB, na Linha de Pesquisa Educação Popular. Possui Graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (1986), Mestrado em Sociologia Rural (Campina Grande) pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e Doutorado em Ciências Sociais (Sociologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Tem experiência de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de História, Sociologia, Educação, com ênfase em História Local e Ensino de História e Educação e Movimentos Sociais no Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de História, História Local, Assentamentos Rurais, Educação Popular, Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos. Foi coordenador do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) ?Saberes da Terra? no Estado da Paraíba (2008) e do Curso de Aperfeiçoamento: Formação para professores que atuam com jovens e adultos no contexto prisional. No período (2016 a Julho 2018) exerceu a função de coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPB). No período de 2015 a julho de 2018, atuou como vice-coordenador do Fórum Regional/Nordeste de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPRED - NORDESTE). Entre o segundo semestre de 2018 e no ano 2019 esteve enquanto professor formador no ProJovem Campo: Saberes da Terra do Estado da Paraíba, Pólo João Pessoa, no Assentamento APASA-PITIMBU-PB. No biênio 2018 ? 2020 coordenou o GT06 - Educação Popular da ANPED/Nordeste. A partir de 2019 até atualmente, é integrante do Núcleo Carolina Maria de Jesus: Pesquisa e Extensão em Educação Popular, Agroecologia e Alfabetização da Classe Trabalhadora vinculado ao Programa de Extensão Tecelendo no Centro de Formação de Professores ? CFP, Universidade Federal do Recôncavo Baiano - UFRB (Campus Amargosa-BA), (UFRB/CFP). Desde o ano 2018 até o momento, é coordenador da Linha de Pesquisa Educação Popular, no Programa de Pós ? Graduação em Educação ? PPGE/UFPB.

Citas

BOUTIN, Aldimara Catarina B. D. As reformas educacionais na Era Vargas e a distinção entre o trabalho manual e o trabalho intelectual. XII Congresso Nacional de Educação. PUCPR, 2015.

CARDOSO, Ciro F. Tempo e História. 2018.

CARDOSO, Ciro F. Por que os seres humanos agem como agem? Revista de História, nº 167, jun./dez. 2012, p. 17-52.

CHAVES, Miriam W. História da educação escolar e sociologia: uma relação promissora. Educação em Revista, v. 30, n. 02, 2014, p. 95-116.

GERMANO, José Willington. O discurso político sobre a educação no Brasil autoritário. Cad. Cedes, Campinas, vol. 28, n. 76, p. 313-332, set./dez. 2008.

PALMA FILHO, João C. A República e a educação no Brasil: Primeira República (1889-1930).

SAVIANI, Demerval. POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL APÓS A DITADURA MILITAR. Ver. HISTEDBR On-line, Campinas, v. 18, n.2 [76], p. 291-304, abr/jun. 2018.

SILVA, Gleidson; AMORIM, Simone Silveira. Apontamentos sobre a educação no Brasil Colonial (1549-1759) Interações, Campo Grande, MS, v. 18, n. 4, p. 185-196, out./dez. 2017

SILVA, Carlos Daniel da. EDUCAÇÃO BRASILEIRA: AS CONTRADIÇÕES DESTE PROCESSO HISTÓRICODA COLONIZAÇÃO À REPÚBLICA. XII Congresso Nacional de Educação. PUCPR, 2015.

Publicado

2022-11-11

Cómo citar

SOARES SOUSA, I.; LEÃO DE BASTOS, R.; BEZERRA DA SILVA, S. . CAMINOS HISTÓRICOS DE LA ENSEÑANZA BRASILEÑA: LECCIONES PARA LA COMPRENSIÓN DE LAS DESIGUALDADES CONTEMPORÁNEAS: lições para o entendimento das desigualdades contemporâneas. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 31, n. 3, p. e-rte313202205, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/64586. Acesso em: 21 may. 2024.

Número

Sección

ARTÍCULO DE REVISIÓN