HISTORICAL PATHWAYS OF BRAZILIAN EDUCATION: LESSONS FOR UNDERSTANDING CONTEMPORARY INEQUALITIES

lições para o entendimento das desigualdades contemporâneas

Authors

Keywords:

History of Education, Dualist Teaching, Educational Proposals

Abstract

The present work aims to analyze the current situation of Brazilian education, perceiving the historical influences that contributed to the dual and excluding format that is presented in our educational structure. We understand that it is through a more systematic and procedural understanding of the formation of educational structure in the country that we will be able to overcome problems, develop proposals and think about a more just and quality education. Learning from the history of education can allow us to walk on new paths. In that sense, we seek to trace a historical overview of education in Brazil and its main official proposals for organization, highlighting the main interests of groups in power in each historical time. We started from a bibliographic review using authors who have been researching the history of education in Brazil and compiling the main information about the official teaching proposals. In that sense, authors such as Saviani (2018); Silva (2017); Boutin (2015); Germano (2008), among others.

 

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Author Biographies

Raquel Leão de Bastos, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e Especialização também pela UFPB em Educação Ambiental. Atuou como professora de História em várias escolas do Município e do Estado na cidade de João Pessoa-PB. Possui curso de Capacitação de Tutores a distância do SECAD. Atualmente, é graduando do Curso de Pedagogia, na Universidade Federal de Campina Grande, no Centro de Formação de Professores - CFP, Cajazeiras-PB e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, do Centro de Educação, da UFPB, na linha de Educação Popular.

Severino Bezerra da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor Titular na Universidade Federal da Paraíba ? UFPB, no Centro de Educação - CE, vinculado ao Departamento de Metodologia da Educação ? DME e ao Programa de Pós ? Graduação em Educação ? PPGE/UFPB, na Linha de Pesquisa Educação Popular. Possui Graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (1986), Mestrado em Sociologia Rural (Campina Grande) pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e Doutorado em Ciências Sociais (Sociologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Tem experiência de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de História, Sociologia, Educação, com ênfase em História Local e Ensino de História e Educação e Movimentos Sociais no Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de História, História Local, Assentamentos Rurais, Educação Popular, Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos. Foi coordenador do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) ?Saberes da Terra? no Estado da Paraíba (2008) e do Curso de Aperfeiçoamento: Formação para professores que atuam com jovens e adultos no contexto prisional. No período (2016 a Julho 2018) exerceu a função de coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPB). No período de 2015 a julho de 2018, atuou como vice-coordenador do Fórum Regional/Nordeste de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPRED - NORDESTE). Entre o segundo semestre de 2018 e no ano 2019 esteve enquanto professor formador no ProJovem Campo: Saberes da Terra do Estado da Paraíba, Pólo João Pessoa, no Assentamento APASA-PITIMBU-PB. No biênio 2018 ? 2020 coordenou o GT06 - Educação Popular da ANPED/Nordeste. A partir de 2019 até atualmente, é integrante do Núcleo Carolina Maria de Jesus: Pesquisa e Extensão em Educação Popular, Agroecologia e Alfabetização da Classe Trabalhadora vinculado ao Programa de Extensão Tecelendo no Centro de Formação de Professores ? CFP, Universidade Federal do Recôncavo Baiano - UFRB (Campus Amargosa-BA), (UFRB/CFP). Desde o ano 2018 até o momento, é coordenador da Linha de Pesquisa Educação Popular, no Programa de Pós ? Graduação em Educação ? PPGE/UFPB.

References

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SILVA, Carlos Daniel da. EDUCAÇÃO BRASILEIRA: AS CONTRADIÇÕES DESTE PROCESSO HISTÓRICODA COLONIZAÇÃO À REPÚBLICA. XII Congresso Nacional de Educação. PUCPR, 2015.

Published

2022-11-11

How to Cite

SOARES SOUSA, I.; LEÃO DE BASTOS, R.; BEZERRA DA SILVA, S. . HISTORICAL PATHWAYS OF BRAZILIAN EDUCATION: LESSONS FOR UNDERSTANDING CONTEMPORARY INEQUALITIES: lições para o entendimento das desigualdades contemporâneas. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 31, n. 3, p. e-rte313202205, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/64586. Acesso em: 22 dec. 2024.

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REVIEW ARTICLE