Possibilidades e desafios do Programa Residência Pedagógica sob o olhar de um residente
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66590Palavras-chave:
Residência Pedagógica; Educação Física; pandemia COVID-19; ensino.Resumo
O objetivo do presente relato de experiência foi registrar as possibilidades e desafios vivenciados no Programa Residência Pedagógica (PRP) – subprojeto Educação Física (EF). A experiência foi realizada na escola-campo Estadual Professor Mário Broad, localizada em Maceió/AL; participaram da minha atuação durante a residência 25 escolares do 8º ano do ensino fundamental. Toda experiência foi mediada por um professor preceptor da Escola-campo. A partir da experiência experimentada no curso dos 18 meses de imersão na escola-campo pode-se identificar diferentes possibilidades e desafios do processo docente. Nas possibilidades positivas, temos como alguns exemplos a realização dos encontros online, a experiência adquirida com a vivência de planejar e desenvolver de forma prática as regências, aprendizagens de novas tecnologias de ensinos; e como desafios, foi possível perceber a baixa participação dos escolares, a dificuldade em tornar a aula mais interativa. A ausência das aulas práticas também surgiu como um fator negativo durante essa experiência remota, já no presencial, teve a ausência de alguns materiais para a realização de atividades mais dinâmicas, entre outros.
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