Culturas juvenis e currículo de Educação Física:

entre a denúncia das tensões e o anúncio das possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.68521

Palavras-chave:

Educação Física, Escola, Culturas juvenis

Resumo

O presente estudo tem como objetivo refletir acerca das tensões e possibilidades que envolvem as culturas juvenis e o componente curricular Educação Física a partir da discussão intercultural. Assim, apresentamos uma ampliação da noção singular de cultura e juventude em prol da noção plural de culturas e juventudes. Desse modo, discorremos sobre a função do componente curricular de Educação Física frente aos processos e dinâmicas culturais que envolvem as juventudes contemporâneas. Destacamos algumas sínteses das reflexões teóricas antes de concluir. Pois, a cultura se apresenta para além da polissemia terminológica e juventudes se coloca mais do que uma fase cronológica. Concluímos que as culturas juvenis evocam uma disputa na dinâmica educacional. Tensionam os cânones curriculares tradicionais ao passo que possibilitam novas formas de ser estar no mundo, potencializam subjetividades e expressam a indignação contra a opressão de seus corpos e saberes.


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Biografia do Autor

Thales Rodrigo de Siqueira, Universidade São Judas

Thales Rodrigo de Siqueira - B.boy. Doutorando em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo. Professor da rede municipal de Cunha/SP. ORCID: https://orcid.org/0009-0009-6720-7499
e-mail : tales.621350@gmail.com

 

Bruna Gabriela Marques, Universidade São Judas

Bruna Gabriela Marques - Doutora em Educação Física. Professora dos ´Programas de Pós-Graduação strictu-sensu em Educação Física e Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu, São Paulo. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6792-1523 e-mail:brunamarques@saojudas.br

 

 William de Goes Ribeiro, Universidade Federal Fluminese

 William de Goes Ribeiro - Pós-doutorado em Currículo. Professor da Universidade Federal Fluminense, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3940-7492 e-mail:wgribeiro@id.uff.br

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

DE SIQUEIRA, T.; MARQUES, B. G.; DE GÓES RIBEIRO, W. . Culturas juvenis e currículo de Educação Física:: entre a denúncia das tensões e o anúncio das possibilidades. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202405, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.68521. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/68521. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Quais juventudes querem os currículos? Quais currículos querem as juventudes?