Metodologias ativas: uma análise bibliométrica de publicações científicas entre 2019 e 2023

uma análise bibliométrica de publicações científicas entre 2019 e 2023

Autores

  • Elzenir Pereira de Oliveira Almeida UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE/ CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS https://orcid.org/0000-0003-2453-4691
  • Anarita de Souza Salvador Centro Universitário de Patos-UNIFIP
  • Edevaldo da Silva Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/Patos)
  • José Lucas dos Santos Oliveira Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.70271

Palavras-chave:

Metodologia Ativa. Sala de Aula. Docente.

Resumo

O objetivo deste artigo foi realizar uma análise bibliométrica de metodologias ativas utilizadas na área de saúde para o ensino superior. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliométrica em artigos científicos publicados nos últimos cinco anos no SciELO. No total, foram identificados 24 artigos nos idiomas inglês, espanhol e português. Após aplicar os critérios de seleção e exclusão (artigos duplicados ou divergentes com a temática) foram analisados 11 artigos na pesquisa. Os dados coletados reportaram que na análise bibliométrica foi possível averiguar que a aprendizagem baseada em problemas e a problematização foram as metodologias ativas mais representativas nos trabalhos analisados, obtendo 42,9% do total de publicações. A aprendizagem baseada em equipes e em projetos compreendeu 28,6% dos trabalhos. A representação da nuvem de palavras ilustrou que a ‘problematização’ e ‘problemas’ são as palavras que mais se destacam na amostra de artigos selecionados, confirmando a relevância da metodologia ativa na formação profissional dos estudantes. Na análise bibliométrica observou-se que as metodologias ativas são importantes no processo de formação de estudantes na área da saúde, pois possibilita por meio de atividades práticas o desenvolvimento de habilidades que farão parte da rotina dos profissionais após a conclusão do seu processo de formação.

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Publicado

2024-09-05

Como Citar

PEREIRA DE OLIVEIRA ALMEIDA , E.; SALVADOR, A. de S.; EDEVALDO DA SILVA; JOSÉ LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA. Metodologias ativas: uma análise bibliométrica de publicações científicas entre 2019 e 2023: uma análise bibliométrica de publicações científicas entre 2019 e 2023. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202460, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.70271. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/70271. Acesso em: 19 nov. 2024.