UM BRASIL PARALELO

DISPUTAS EDUCACIONAIS PELOS SENTIDOS DA HISTÓRIA E DO TEMPO PRESENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.70688

Palavras-chave:

Brasil Paralelo, Teoria Crítica da Educação, Cultura de direita

Resumo

A produtora de mídia digital Brasil Paralelo diz oferecer orientação para que o panorama sócio-histórico-político atual possa ser corretamente assimilado por seus espectadores. Em tempos de intensa expansão da internet e de assimilação da tela como mediação entre sujeito e objeto, ele propõe entretenimento digital como forma de educar uma nação para a vida, em suas dimensões privada e pública. Observando-o como situação paradigmática do processo de ascensão de uma cultura de (extrema) direita nos últimos anos, este artigo analisa o sentido que a produtora propõe, mesmo não o reconhecendo, que é a disputa por hegemonia na direção da sociedade contemporânea, defendendo pautas autoritárias na política, neoliberais na economia e reacionárias nos costumes. Conclui-se que o entretenimento nesse caso é, ao contrário do relaxamento que promete, dominação dos sentidos e do pensamento por um artefato que não sai do círculo sempre repetido da indústria cultural.

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Biografia do Autor

Alexandre Fernandez Vaz, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Ciências Humanas e Sociais (Dr. Phil.) pela Gottfried Wilhelm Leibniz Universität Hannover, Alemanha; Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (NEPESC). Pesquisador CNPq.

Nubia Almeida Lourenço, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista de iniciação científica pela CNPq, vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (NEPESC).

Leonardo Cartagena Miron, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista de iniciação científica (CNPq), vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (NEPESC).

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Publicado

2024-11-05

Como Citar

FERNANDEZ VAZ, A.; ALMEIDA LOURENÇO, N.; CARTAGENA MIRON, L. UM BRASIL PARALELO: DISPUTAS EDUCACIONAIS PELOS SENTIDOS DA HISTÓRIA E DO TEMPO PRESENTE. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202469, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.70688. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/70688. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - O GOLPE DE 1964, 60 ANOS DEPOIS: NARRATIVAS, RESISTÊNCIA E REDEMOCRATIZ