HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA DITADURA MILITAR (1964-1985):

o projeto do movimento brasileiro de alfabetização (MOBRAL)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.70702

Palavras-chave:

História da Educação; Ditadura Militar; Movimento Brasileiro de Alfabetização; Mobral;

Resumo

Este artigo objetiva problematizar a história da educação durante a ditadura militar (1964-1985), com recorte no projeto de alfabetização de adolescentes, e pessoas adultas, do Movimento Brasileiro de Alfabetização, mais conhecido como Mobral (1967-1985). Propomos apresentar o debate com elementos que cotejam as propostas do Estado militar para a educação pública brasileira em diferentes modalidades de ensino, enfatizando o projeto de alfabetização do Mobral.  Em um Estado militarizado escorado pela lei de segurança nacional, o campo educacional foi foco de censura, repressão, perseguição e de resistências por parte de grupos que se opunham ao projeto ditatorial. Controlar a liberdade de produção de conhecimento, de debates e propostas democráticas em todas as modalidades de ensino, possibilitou a criação do Mobral, projeto que estava inserido em um contexto de desmobilização da proposta democrática de educação popular, e de controle do ensino por parte das forças armadas.

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Biografia do Autor

Danielly Cardoso da Silva, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Educação

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás

Programa de Pós-Graduação em Educação

Técnica em Assuntos Educacionais do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE/UFG

Goiânia – Goiás, Brasil

danielly_cardoso@ufg.br

https://orcid.org/0000-0002-2401-1025

Diane Valdez, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás

Programa de Pós-Graduação em Educação

Goiânia – Goiás, Brasil

divaldez@ufg.br

https://orcid.org/0000-0001-6721-3789

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Publicado

2024-11-05

Como Citar

CARDOSO DA SILVA, D.; VALDEZ, D. . HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA DITADURA MILITAR (1964-1985): : o projeto do movimento brasileiro de alfabetização (MOBRAL) . Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202463, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.70702. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/70702. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - O GOLPE DE 1964, 60 ANOS DEPOIS: NARRATIVAS, RESISTÊNCIA E REDEMOCRATIZ