HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA DITADURA MILITAR (1964-1985):

o projeto do movimento brasileiro de alfabetização (MOBRAL)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.70702

Palavras-chave:

História da Educação; Ditadura Militar; Movimento Brasileiro de Alfabetização; Mobral;

Resumo

Este artigo objetiva problematizar a história da educação durante a ditadura militar (1964-1985), com recorte no projeto de alfabetização de adolescentes, e pessoas adultas, do Movimento Brasileiro de Alfabetização, mais conhecido como Mobral (1967-1985). Propomos apresentar o debate com elementos que cotejam as propostas do Estado militar para a educação pública brasileira em diferentes modalidades de ensino, enfatizando o projeto de alfabetização do Mobral.  Em um Estado militarizado escorado pela lei de segurança nacional, o campo educacional foi foco de censura, repressão, perseguição e de resistências por parte de grupos que se opunham ao projeto ditatorial. Controlar a liberdade de produção de conhecimento, de debates e propostas democráticas em todas as modalidades de ensino, possibilitou a criação do Mobral, projeto que estava inserido em um contexto de desmobilização da proposta democrática de educação popular, e de controle do ensino por parte das forças armadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielly Cardoso da Silva, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Educação

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás

Programa de Pós-Graduação em Educação

Técnica em Assuntos Educacionais do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE/UFG

Goiânia – Goiás, Brasil

danielly_cardoso@ufg.br

https://orcid.org/0000-0002-2401-1025

Diane Valdez, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás

Programa de Pós-Graduação em Educação

Goiânia – Goiás, Brasil

divaldez@ufg.br

https://orcid.org/0000-0001-6721-3789

Referências

ALFABETIZAÇÃO funcional. VÓVIO, Claudia Lemos. Glossário Ceale: termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para educadores. FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; VAL, Maria da Graça; BRAGUNCI, Maria das Graças de Castro. Belo Horizonte, 2014. Faculdade de Educação da UFMG. 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/. Acesso em: 27 jun. 2024.

ARCE, Alessandra. O MOBRAL e a educação de crianças menores de seis anos durante o regime militar: em defesa do trabalho voluntário!. Cadernos CEDES, v. 28, n. 76, p. 379–403, set. 2008.

BRIGAGÃO, Clóvis. A militarização da sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

CARRANO, Paulo. Entrevista por Julia Neves. “Toda ditadura quer controlar o campo educacional, porque é nele que há liberdade para pensar e construir novos caminhos para a sociedade”. 2018. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – EPSJV/Fiocruz. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/entrevista/toda-ditadura-quer-controlar-o-campo-educacional-porque-e-nele-que-ha-liberdade. Acesso em 26 jun. 2024.

COELHO, Leni Rodrigues. Educação de Jovens e Adultos: as ações do MOBRAL no município de Patos de Minas-MG (1970-1980). 2000. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2007.

CORRÊA, Arlindo Lopes. Educação de massa e ação comunitária. Rio de Janeiro: AGGS/MOBRAL. 1979.

CUNHA, Luiz Antonio; GÓES, de Moacir. O Golpe Na Educação. 7ª Edição. Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro. 1991.

FERRAREZ, Cynthia Santos; OLIVEIRA, Poliana Santos Ferrarez . A herança da ditadura militar brasileira para a Educação Superior: Processo de adequação às prerrogativas internacionais. Anais do Encontro Nacional de Pesquisadores Em Serviço Social, 16., 2018. Vitória: UFES, 2018. p. 1-18.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 9.ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979.

FRIGOTTO, Gaudêncio. O contexto sócio-político brasileiro e a educação nas décadas de 70/90. Contexto & Educação. UNIJUI, ano 6, nº 24, p.43- 57,out/dez 1991.

GERMANO. José Willington. Estado militar e educação no Brasil. 5 ed. – São Paulo: Cortez, 2011.

GOMES, Luciana Kellen de Souza. Memórias de professoras alfabetizadoras do MOBRAL em Fortaleza. 2012. 111f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza. 2012.

HISTEDBR. MEC-USAID. Navegando na história da educação brasileira. Glossário. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando /glossario/verb_c_mecusaid%20.htm. Acesso em: 24 jun. 2013.

IBGE. Censo Demográfico 1970. Disponível em: https://seriesestatisticas.ibge.gov.br /series.aspx ?no=4&op=0&vcodigo=CD101&t=taxa-analfabetismo-pessoas-15-anos-mais. Acesso 03 set. 2018.

JAKOBY, Marcos André. A Campanha da legalidade de 1961 e o papel da resistência democrática. Anais do XXII Simpósio Nacional de História ANPUH. Natal, RN. 22 a 26 de julho 2013. (S.P)

KLEIN, Rejane. Os discursos da alfabetização de adultos e as representações do sujeito analfabeto. 2000. 200f. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC. 2000.

LEMES, Ercília Alves. Educação do campo e direitos humanos: uma proposta contra -hegemônica para os sujeitos do Campo. 2016. 196f. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos). Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2016.

LIBANEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educ. Pesquisa. São Paulo , v. 38, n. 01, p. 13-28, abr. 2012 .

MARTINS, Maria do Carmo. Reflexos reformistas: o ensino das humanidades na ditadura militar brasileira e as formas duvidosas de esquecer. Educar em revista. Curitiba, PR : UFPR/Pró-reitora de Extensão e Cultura/ Setor de Educação, 2014. n. 51 (jan./mar., 2014), p. 37-50.

MONTEIRO, Thalita Di Bella Costa. O movimento brasileiro de alfabetização no cenário santista da educação de jovens e adultos -1970-1984. 2014. 158f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Mestrado em Educação, Universidade Católica de Santos. Santos, 2014.

MOTTA, Rodrigo Pato Sá. As universidades e o regime militar: cultura política brasileira e a modernização autoritária. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

NAPOLITANO, Marcos. 1964: História do Regime Militar Brasileiro. São Paulo: Editora Contexto, 2016.

OLIVEIRA, Letícia Borges de. Educação no campo: Mobral no meio rural de Uberlândia/MG (1970-1985). 2011. 150f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.

PAIVA, Vanilda. História da Educação Popular no Brasil: Educação Popular e Educação de Adultos. São Paulo: Loyola, 2003.

PEDERIVA, Ana Cristina. O MOBRAL faz mais do que ensinar a ler e a escrever: manifestações biopolíticas para o controle de adultos analfabetos em Varginha-MG (1970-1985). 2015. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Departamento de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação. Universidade Federal de São João Del-Rei. São João Del-Rei, 2015.

PESSANHA, Eurize Caldas. ASSIS, Wanderlice da Silva.; SILVA, Stella Sanches de Oliveira. História do ensino secundário no Brasil: o caminho para as fontes. Roteiro, [S. l.], v. 42, n. 2, p. 311–330, 2017. DOI: 10.18593/r.v42i2.12251.

SILVA, Danielly Cardoso. Você deveria ter vergonha de viver num país com tantos analfabetos: a campanha publicitária do Mobral na Revista Veja (1970-1975). 2019. 139 f. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2019.

Referências Documentais

BRASIL. 1967a. Lei nº 5.379 de 15 de dezembro de 1967. Lei de criação do Mobral. Brasília, DF.

______. 1967b. Plano de Alfabetização Funcional e Educação Continuada. Anexo da Lei nº 5.379, de 15 de dezembro de 1967. Lei de criação do Mobral. Brasília, DF.

______.1971. Lei nº 5.692 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, DF

_______. Fundação Movimento brasileiro de alfabetização. Alfabetização: um projeto Brasileiro. Rio de Janeiro, 1972.

_______. Ministério da Educação e Cultura. Mobral: sua origem e evolução. Rio de janeiro, 1973.

_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº. 9394/1996, 20 de dezembro 1996. Brasília, DF.

Revista Veja, São Paulo: Editora Abril, nº 209, 06/09/1972.

Revista Veja, São Paulo: Editora Abril Edições nº109, 07/10/1970; e nº 110 – 14/11/1970

Downloads

Publicado

2024-11-05

Como Citar

CARDOSO DA SILVA, D.; VALDEZ, D. . HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA DITADURA MILITAR (1964-1985): : o projeto do movimento brasileiro de alfabetização (MOBRAL) . Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202463, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.70702. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/70702. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - O GOLPE DE 1964, 60 ANOS DEPOIS: NARRATIVAS, RESISTÊNCIA E REDEMOCRATIZ