“Eu não sou mais a pessoa que eu era”:
Formação Humana Integral e empoderamento corporal nas práticas pedagógicas da Educação Física no IFRN
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.71280Palavras-chave:
Imagem corporal, Práticas pedagógicas, Formação humana integralResumo
O presente estudo teve como tema as relações entre a formação humana integral postulada pela Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e a imagem corporal de estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), com o objetivo de compreender como as práticas pedagógicas em Educação Física na instituição afetaram a imagem corporal das participantes, e é oriundo de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do IFRN entre 2019 e 2021. Consiste em uma pesquisa explicativa de natureza qualitativa, caracterizada como estudo de campo, desenvolvida com seis estudantes do gênero feminino do IFRN – Campus Canguaretama, por meio da adoção do Diário solicitado via WhatsApp. A análise dos diários, feita com base na Análise Textual Discursiva (ATD), aponta o protagonismo da psicóloga e dos professores de Educação Física na mediação entre as jovens e seus conflitos quanto à imagem corporal, e alerta para a necessidade de integração entre as práticas desenvolvidas na sala de aula e aquelas que acontecem em outros espaços-tempos institucionais. Além disso, os relatos sinalizam que as estudantes adquiriram autonomia, capacidade crítica, autorrealização e empoderamento mediantes os conflitos vivenciados interna e externamente à escola durante o processo de ensino e aprendizagem oferecido pelo IFRN, e destacam o papel relevante da Educação Física nesse processo. Por fim, os resultados reforçam a necessidade do desenvolvimento de práticas pedagógicas relacionadas ao corpo de forma integradora e interdisciplinar, visando promover a formação omnilateral dos estudantes.
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