EDUCAÇÃO SUPERIOR E DEMOCRATIZAÇÃO: O ACESSO DE POPULAÇÕES NEGRAS, INDÍGENAS E DO CAMPO NO ENSINO SUPERIOR NA AMAZÔNIA PARAENSE
Abstract
O artigo reflete sobre a democratização da educação superior na Amazônia paraense, considerando o cenário das políticas educacionais brasileiras. Em uma perspectiva de análise, considera-se que os anos de 1990 até o momento atual tem se caracterizado pela adoção de políticas compensatórias adotadas para os grupos minoritários e que vem crescendo e se estabelecendo, em caráter pontual, reforçando as desigualdades sociais e educacionais. Em outra, considera-se a importância de fortalecer a reparação e ampliação da alteridade para com esses grupos, que não deve ser pontual ou meramente jurídica, caracterizadas pela ampliação das vagas oferecidas pelas instituições de Educação Superior, mas pela combinação de políticas que possibilitem a afirmação de suas identidades culturais. O artigo referencia-se nessas duas perspectivas para analisar o acesso das populações negras, indígenas e do campo ao ensino superior na Amazônia Paraense, tomando como foco de investigação, as ações promovidas pela Universidade Federal do Pará.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Licença Creative Commons Attribution that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine. . Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
. Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See O Efeito do Acesso Livre).