EDUCAÇÃO E APRENDIZAGENS DE ADULTOS NO ESPAÇO DA UNIVERSIDADE
Abstract
Este artigo tem por finalidade evidenciar a relação entre a educação de adultos e o ensino superior, através da participação de alunos adultos acima de 30 anos, nos cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal da Paraíba - Campus I. O seu arcabouço teórico está relacionado à concepção de educação e de aprendizagens ao longo da vida, tida como “uma filosofia, um marco conceitual e um princípio organizador de todas as formas de educação, baseada em valores inclusivos, emancipatórios, humanistas e democráticos, sendo abrangente e parte integrantes da visão de uma sociedade do conhecimento” (UNESCO, 2010, p. 06) e em um contexto de riscos e de indefinições.No texto são apresentados alguns dados estatísticos relacionados à expansão do ensino superior da UFPB, entre os anos de 2007 e 2011, etapa pós-Reuni, no que tange ao atendimento das metas previstas pela Instituição universitária para o seu processo de democratização do acesso ao alunado, com destaque para a presença do aluno adulto.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Licença Creative Commons Attribution that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine. . Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
. Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See O Efeito do Acesso Livre).