O EMBATE ENTRE ARTES LIBERAIS E ARTES MECÂNICAS E O DISCURSO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX
Abstract
Este artigo resulta dos estudos históricos em Educação Social, produto de pesquisa vinculada ao Programa de Pós-graduação – Mestrado em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. A problemática gira em torno do discurso sobre a educação profissional que se fez no Brasil em fins do século XIX e início do século XX e sua relação com a ordem pública, que também se alinha à ideia de civilidade, democracia, modernidade e progresso. A hipótese é que a educação profissional no Brasil como via de inserção do “desvalido da fortuna” ao meio social teve como pano de fundo o ideal desenvolvimentista do País. Subjacente a essa ideia, articulam-se o embate entre artes liberais e artes mecânicas que, desde os tempos clássicos, estigmatizou o saber manual, no Brasil marcado por um longo período de escravidão, e a educação social como meio de se “aplacar” a pobreza, aumentando a possibilidade, aos pobres, de melhores condições de vida por meio do sustento pelo trabalho.
Downloads
References
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Coleção Os Pensadores)
FONSECA, Celso Suckow. História do ensino industrial no Brasil. Rio de Janeiro: 1961.
GANDILLAC, Maurice de. Gêneses da modernidade. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995. (Coleção TRANS)
LOYN, Henry R. (Org.). Dicionário da Idade Média. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
OLIVEIRA, Bernardo Jefferson de. Francis Bacon e a fundamentação da ciência como tecnologia. 2. ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010.
ROSSI, Paolo. Francis Bacon: da magia à ciência. Londrina, PR: Eduel; Editora UFPR, 2006.
SANTONI RUGIU, Antonio. Nostalgia do mestre artesão. Campinas: Autores Associados, 1998. (Coleção Memória da Educação)
SCHWARTZMAN, Simon; BOMENY, Helena Maria Bousquet; COSTA, Vanda Maria Ribeiro. Tempos de Capanema. São Paulo: Edusp; Paz e Terra, 1984.
SOUZA FILHO, Tarquinio. O ensino technico no Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1887.
THOMPSON, E. P. Costumes em comum. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
VERGER, Jacques. Homens e saber na Idade Média. Bauru, SP: EDUSC, 1999.
WHITE JR., Lynn. Tecnologia e invenções na Idade Média. In: GAMA, Ruy (Org.). História da técnica e da tecnologia (textos básicos). São Paulo: T. A. Queiroz, Ed. da Universidade de São Paulo, 1985.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Licença Creative Commons Attribution that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine. . Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
. Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See O Efeito do Acesso Livre).