A POTÊNCIA DAS NARRATIVAS DE FORMAÇÃO PARA O PROCESSO DE TESSITURA IDENTITÁRIA DOCENTE
Abstract
Este artigo traz uma reflexão sobre a constituição da identidade docente e a possibilidade metodológica de se inserirem as histórias de vida, na área da Educação, como um caminho para fortalecer a formação de professores da Educação de Jovens e Adultos. Situamos, brevemente, a formação docente em EJA com Haddad e Soares e discorremos sobre a trajetória da identidade a partir de Dubar e Hall, mais especificamente, na formação docente com base em Marcelo. A escolha por esses autores se junta ao objetivo deste trabalho - de entender o processo formativo trilhando outras lógicas de compreensão de práticas, como as narrativas dos sujeitos. Refletimos também sobre a experiência formativa a partir de Josso, tendo em vista que suas considerações contribuem para formar professores quando coloca como centralidade as narrativas de formação. Por meio da abordagem teórico-metodológica, analisamos as percepções individuais e coletivas dos futuros docentes e sua dimensão social, ao dar ênfase aos relatos conectados à cultura do sujeito que narra, o que corrobora para o entendimento dos percursos formativos e a constituição da identidade docente. Assim, buscamos apoio nas reflexões de Josso, no que concerne aos percursos de vida de docentes em formação e sua influência e significado na formação de professores e Souza na perspectiva do falar do conhecimento de si nas vivências de escolarização. Objetivamos, com este trabalho, dar visibilidade teórica sobre os processos formativos em Educação de Jovens e Adultos. Para isso, partimos das narrativas de formação dos sujeitos que, ao exercer sua docência, vão tecendo sua identidade docente.
Palavras-chave: Identidade docente. Narrativas de formação. Experiências de formação em EJA.
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