TODA A EDUCAÇÃO DEVE [RIA] SER PARA A EMANCIPAÇÃO SOCIAL E DEMOCRÁTICA

Authors

  • Florita Cuhanga António Telo

Abstract

O texto aborda a relevância da noção de educação vinculada à emancipação e ao desenvolvimento de uma consciência cidadã. A organização do currículo escolar, pautado nesses valores, deve-se ao fato de que as sociedades contemporâneas foram construídas a partir de uma profunda desigualdade e segregação social e cultural. Tal constatação, exige uma ação consciente do Estado e dos governos, assim como da sociedade civil, comprometidos com a superação dessa dívida social, no sentido de empregar força a serviço de uma escolar efetivamente cidadã.

Palavras-chave: Educação. Emancipação. Cidadania

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Florita Cuhanga António Telo

Graduada em Direito pela Universidade Agostinho Neto/angola e Mestrado em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba.

References

WERLANG, J. C. Educação, cultura e emancipação: estudo em Theodor Adorno. Passo Fundo, RS: [s.n.],2005. (Coleção Diálogos: 06).

KANT, I. Crítica da razão pura. Petrópolis: Vozes, 1985.

BAUDELOT, C.; ESTABLET, R. L'école capitaliste en France. Paris: Maspéro, 1971.

SANTOS, B. S. A globalização das ciências sociais. São Paulo: Cortez, 2002.

______. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2008.

______. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. São Paulo: Cortez, 2000.

______. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1995.

______. Renovar a Teoria Crítica e reinventar a emancipação social. Tradução Mouzar Benedito. São Paulo: Boitempo, 2007.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

______. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1992.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo. Paz e Terra, 1996.

______. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GADOTTI, M. Educação e poder: introdução à pedagogia do conflito. 15.ed. São Paulo: Cortez, 2008.

OLIVEIRA, I. B. Boaventura & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. (Coleção pensadores & a educação, 8).

MURARO, C. Será que você é preconceituoso e não sabe? Disponível em: <http://delas.ig.com.br/comportamento/sera+que+voce+e+preconceituoso+e+nao+sabe/n1597058696721.html>. Acesso em: 5 jul.2010.

Published

2014-08-17

How to Cite

TELO, F. C. A. TODA A EDUCAÇÃO DEVE [RIA] SER PARA A EMANCIPAÇÃO SOCIAL E DEMOCRÁTICA. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 213–221, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/20229. Acesso em: 22 dec. 2024.