UMA EXPERIÊNCIA COM A LEITURA DE POEMAS DE AUTORES PARAIBANOS EM SALA DE AULA: INTERAGINDO COM AS DIFICULDADES
Abstract
Em meio às insatisfações pelas quais passamos em sala de aula, quando o assunto é a abordagem dos textos literários e especialmente o poema, pensamos em tentar uma experiência diferente que motivasse os alunos a refletirem sobre suas vidas, seus valores, sua capacidade de interpretar e interagir com os textos escolares. O caminho encontrado foi a realização de atividades em que apresentamos para leitura e estudo, em sala de aula, poemas de autores paraibanos, tanto pela simplicidade da linguagem quanto pela proximidade que apresentam em relação à realidade social dos próprios estudantes. Nossa intenção com este trabalho foi apresentar o relato da nossa experiência com a leitura dos alunos da 1ª série do ensino médio sobre os poemas estudados. A leitura se caracterizou, portanto, em três momentos: no primeiro, a recepção da poesia; no segundo, a leitura oral e os comentários sobre o contato com os textos e, por último, a escritura da opinião dos alunos sobre o entendimento dos poemas.
Palavras-chave: Ensino. Leitura de poemas. Recepção. Interação. Compreensão.
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