ETAPA INICIAL DA DOCÊNCIA: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES
Abstract
A presente pesquisa tem o objetivo de compreender quais são as percepções e os sentidos atribuídos por docentes iniciantes em carreira no campo das organizações escolares em que desenvolvem sua atividade profissional. O município de Hortolândia-SP- foi escolhido para a construção deste estudo. Para tanto, foram realizadas entrevistas com professoras pertencentes à rede de escolas públicas municipais da localidade retratada. Parte-se do princípio de que a etapa inicial da docência é um momento específico na carreira do educador, já que é um período de articulação de adversidades, dúvidas e alegrias. Portanto, é necessário atentar para esse momento que envolve a vida dos professores, visando oferecer auxílio para a jornada inicial do ato de lecionar. Por meio da coleta dos dados, construíram-se análises e foram compartilhadas as necessidades dos professores iniciantes, bem como suas experiências educacionais. A metodologia utilizada envolveu a análise do conteúdo das entrevistas, ou seja, foram consideradas as falas e as narrativas oferecidas pelas professoras iniciantes. Nesse sentido, ressalta-se a importância de considerar a relação entre os desejos de professores ingressantes e a forma de apoio oferecida pelos sujeitos do ambiente escolar. O estudo apresentado pretende ser um revelador da importância de se focalizar a etapa inicial da docência e de estimular a edificação de novas posturas e atitudes que venham ao encontro das percepções de um professor ingressante.
Palavras-chave: Docente iniciante. Percepções. Sentidos.
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