O DESENVOLVIMENTO MORAL DE ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Abstract
Este trabalho apresenta um estudo sobre os níveis de desenvolvimento moral de um grupo de acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física, a partir da Teoria dos Níveis de Consciência Moral de Kohlberg (1992), que, em parceira com Rest, criou instrumentos de identificação dos níveis de desenvolvimento moral para desenvolver a educação moral dos alunos em escolas. As pesquisas demonstram que são poucos os que conseguem atingir o nível pós-convencional e seus estágios antes dos trinta anos. Mesmo que se saiba que a maioria das pessoas pensa e atua em termos do nível convencional, os educadores são chamados a pensar e a atuar a partir do nível pós-convencional, para poderem educar seus alunos com base nos princípios e nos valores éticos universais. Para tal, é necessário promover a formação moral dos educadores, para que possam educar seus alunos a partir do nível pós-convencional. Como esse grupo de alunos apresenta uma média de idade de 22,18 anos, a pesquisa confirma que todos estão identificados no nível convencional, a maioria absoluta, no estágio 4, e um, no estágio 3.
Palavras-chave: Desenvolvimento moral. Educação. Ensino Superior.
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