EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DO HIGIENISMO NA REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO NA PRIMEIRA REPÚBLICA NO PARÁ (1891 - 1893)

PHYSICAL EDUCATION IN THE CONTEXT OF HYGIENISM IN THE EDUCATION AND TEACHING MAGAZINE IN THE FIRST REPUBLIC IN PARÁ (1891 - 1893)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n1.54256

Palavras-chave:

Educação Física, Revista de Educação e Ensino, Higienismo

Resumo

O presente trabalho aborda o estudo da Educação Física no contexto do desenvolvimento das práticas higienistas no estado do Pará no período de 1891 a 1893. Como objetivo, buscamos analisar o conteúdo dos artigos sobre educação física na Revista de Educação e Ensino (1891 - 1893), na intenção de mapear como a disciplina é abordada e quais influências estrangeiras interferiram nas propostas metodológicas estipuladas para a educação dos corpos. A metodologia utilizada baseia-se na análise documental e levantamento bibliográfico nos termos sugeridos por Melo (2018) e França (2011). Para a realização desta pesquisa, as fontes foram levantadas na seção de obras raras no Acervo Digital da Biblioteca Arthur Vianna. A Revista de Educação e Ensino, fundada em 1891, tinha como fim a publicação de temas relacionados à educação no Pará, os documentos no acervo referem-se aos anos de 1891 a 1895; para a pesquisa foram analisados artigos entre os anos de 1891 a 1893, selecionados da coluna “Educação Physica”. Em nossas análises, inferimos que a coluna da revista paraense mostrava métodos e técnicas a serem adotados na educação; os exercícios deveriam ser direcionados ao desenvolvimento do corpo e intelecto do aluno e apresentava influências europeias sobre a temática.

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Biografia do Autor

Lucas Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Graduando do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Bolsista de Extensão (PROEX/UFPA) no projeto "A EDUCAÇÃO NA HISTÓRIA AO ALCANCE DE TOD@S: A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO PARÁ EM VÍDEOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA” e integrante do Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (LAPEM).

Rayssa Gois, Universidade Federal do Pará

Graduanda do curso de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA). Atuou como voluntária no laboratório de Farmacologia e Toxicologia de Produtos Naturais - UFPA. Atualmente é Monitora de Habilidades Cirúrgicas no Laboratório de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental de Iniciação Científica (TOCE/UFPA) e como Diretora de Estágio na Liga Acadêmica Paraense de Cirurgia (LAPAC).

Alberto Damasceno, Universidade Federal do Pará

Professor Titular da Universidade Federal do Pará, docente do Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) e do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA). Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Mestre em Educação Escolar Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (1991). Graduado em Arquitetura pela Universidade Federal do Pará (1983). Desenvolve estudos na área da História da Educação, Política Educacional, Gestão e Planejamento Educacional. Atualmente coordena o Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (LAPEM) e é vice-coordenador do Grupo de Estudos em Educação no Pará na Primeira República (GEPRE). Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), além da coordenação do Fórum Estadual de Educação do Pará. Foi assessor da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo na gestão de Paulo Freire e foi Secretário de Estado de Desenvolvimento Social do Pará.

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Publicado

2021-01-04

Como Citar

SILVA, L.; GOIS, R. de S.; DAMASCENO, R. A. de F. . EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DO HIGIENISMO NA REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO NA PRIMEIRA REPÚBLICA NO PARÁ (1891 - 1893): PHYSICAL EDUCATION IN THE CONTEXT OF HYGIENISM IN THE EDUCATION AND TEACHING MAGAZINE IN THE FIRST REPUBLIC IN PARÁ (1891 - 1893). Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 30, n. 1, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n1.54256. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/54256. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO